Judoca paraibano se classifica para competir em mundial nos EUA, mas busca patrocínio para representar o Brasil
Kennyo Camilo, estudante de Medicina e Filosofia, se prepara para representar o Brasil na competição em novembro.
O judoca Kennyo Camilo, natural de João Pessoa, foi classificado para participar do campeonato mundial de judô, que acontecerá em Las Vegas, nos Estados Unidos, no início de novembro. Apesar das inúmeras conquistas ao longo de sua carreira, Kennyo enfrenta agora o desafio de conseguir patrocínio para custear a viagem e representar o Brasil na competição, que reunirá mais de 800 atletas de 49 países.
Kennyo pratica judô há 16 anos e destaca a dificuldade que muitos atletas paraibanos enfrentam em conseguir apoio financeiro. “A Paraíba é um celeiro de bons atletas, mas a falta de patrocínio e investimento acaba não dando a oportunidade a esses atletas. Atualmente, a minha maior luta para poder participar dessa competição são os custos da viagem. O estado não investe nos seus campeões e nem divulga quem são”, lamenta.
Mesmo após um período afastado dos tatames, Kennyo voltou aos treinos em agosto de 2023 e rapidamente alcançou resultados expressivos. “Eu estava sem treinar já fazia três anos, voltei em agosto e, um mês e meio depois, já consegui a medalha de prata no Paraibano de Judô. Logo após, fui bronze no meeting estadual e já estou em terceiro lugar no ranking paraibano”, conta o atleta, que também é bicampeão paraibano escolar e universitário, além de ter conquistado o título estadual mais de dez vezes.
Para Kennyo, o judô é mais do que um esporte; é uma filosofia de vida. “Através do judô, eu consegui autocontrole, paciência, respeito, disciplina e resiliência. Também pude conhecer vários estados do Brasil, fiz muitos amigos e pude sentir a sensação de ganhar uma competição”, afirma.
A expectativa para a competição em Las Vegas é grande. “Será minha primeira vez nos Estados Unidos e ainda representando o Brasil nessa competição. Espero trazer uma medalha para o nosso país e para a Paraíba”, finaliza Kennyo.
Saiba como ajudar:
PIX: 091.524.694-50
Kennyo Camilo – Banco Pan