GERAL

JP e Campina desperdiçam mais de 30% da água potável que têm disponível

sedeJoão Pessoa possui 71,76% de população com coleta de esgotos e Campina Grande possui 83,46%. As duas cidades reportam ter 100% de atendimento da população com água tratada, índice atingido por apenas 23 das 100 maiores cidades do país. As duas maiores cidades do estado também desperdiçam mais de 30% da água port[ável que têm disponível.

Os dados são do ‘Ranking do Saneamento nas 100 Maiores Cidades’ publicado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados. As duas maiores cidades paraibanas, João Pessoa (34º) e Campina Grande (30º), enfrentam o desafio de ampliar a coleta de esgotos e reduzir as perdas de água potável.

O estudo considera os números oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), do Ministério das Cidades, ano base 2014. 

Entre os anos de 2010 a 2014, João Pessoa investiu 17,49% da soma da arrecadação com os serviços, enquanto que Campina Grande investiu menos ainda, 7,65%. Ambas as cidades tiveram a taxa de investimento sobre arrecadação abaixo da média dos 100 maiores municípios (23%).

De acordo com o Instituto Trata Brasil e a GO Associados, a melhoria dos índices de saneamento básico nos dois municípios pode ser mais facilmente atingida se uma maior parte dos recursos arrecadados com os serviços de água e esgotos for revertida como investimentos, tanto na expansão do atendimento como nas perdas de água. 

Outra preocupação nos grandes municípios paraibanos deve ser com as perdas de água potável no sistema de distribuição. São normalmente resultado de vazamentos, roubos e ligações clandestinas, falta ou erros de medição etc. João Pessoa perdeu 38,5% da água potável e Campina Grande 31,26%. Embora altos, as duas cidades estão entre as poucas que conseguiram reduzir as perdas entre 2013 e 2014, o que parece mostrar que já há um esforço em melhorar esse indicador.

Portal

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo