Jovens poetas da Academia criam folheto sobre presença do negro na poesia popular
Os poetas Claudia Teixeira e Felipe Emanoel, núcleo juvenil da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, serão protagonistas de folheto editado pelo projeto Gente da Gente, que publica mensalmente trabalhos dos associados. O folheto, que ainda não tem título, faz referência à presença do artista negro no cordel paraibano, tema escolhido pelos próprios autores em entrevista ao vivo no programa “Alô comunidade”, da Rádio Tabajara da Paraíba em parceria com a Academia de Cordel, veiculado em 21 de outubro. O programa foi apresentado por Fábio Mozart e Bento Júnior, recebendo o professor Manoel Belisario e os poetas juvenis Israel, Felipe Emanoel e Cláudia Teixeira.
A obra será lançada oficialmente em novembro, provavelmente em Itabaiana ou São José dos Ramos, onde a poeta Dalva Mendonça lançará seu folheto sobre o Pavão Misterioso, também resultado do projeto Gente da Gente.
“Gostamos de ver a garotada escolher a negritude como tema central do folheto, cuja abordagem tem a ver com a vivências da dupla de autores, pessoas negras que demonstram consciência social, rompendo o círculo vicioso do racismo”, afirmou Bento Júnior, padrinho literário de Cláudia Teixeira, que também recebe a benção da professora Beth Baltar em sua recente carreira como poeta de cordel.