João Pessoa sedia 9ª edição do ‘Vamos falar de cannabis?’; confira programação
A nona edição do evento itinerante e gratuito Comitiva de Ponta: ciência em movimento® escolheu como tema a “Vanguarda Nordestina no Portal do Sol”, será realizada no Centro Histórico de João Pessoa. Em Colab com a Associação Abrace Esperança e com apoio das associações Acaflor, Liga Canábica e Jardim ,o evento é para todos os públicos, incluindo pacientes, associados, cientistas, universitários, profissionais de saúde e outros setores, simpatizantes da cultura canábica e ativistas.
Nesta edição ,algumas novidades que vão desde a visita ao Museu Brasileiro da Cannabis, das 11 às 4pm, localizado no Parque Sólon de Lucena 671, à uma homenagem ao pioneirismo brasileiro vanguardista do Nordeste das Associações de Pacientes que fazem uso medicinal da planta Cannabis sativa, podendo ser chamada de“califórnia brasileira”, a capital pessoense, sendo uma alusão ao estado da Califórnia/USA que no ano de 1996 foi o primeiro no mundo a descriminalizar o uso medicinal da planta. O evento será apresentado em formato de roda de conversa, com especialistas representantes de diferentes setores, e tem o objetivo de unir todas as pontas e reduzir o estigma sobrea planta e suas diferentes formas de uso. Acontecerá na Av. General Osório, 152 – Centro, a partir das 4:20pm. Haverá também atrações musicais com a DJ Acara Jow e a Banda Os Eloquentes, além da intervenção artística com Luah (graduanda em Dança – UFPB), representando a Deusa Ganja.
“No pontomaisorientaldasAméricasemqueosolnasceprimeiro,umarevoluçãofloresce.Entre coqueiros que se curvam à brisa da praia e campos de Cannabis sativa L. cultivados com inteligência, adaptação ao clima e solo da região, o Nordeste assume seu lugar protagonista de vanguarda. Aqui,tradiçãoeinovaçãoseencontram,construindoumfuturonoqualaciência,saúde e sustentabilidade se entrelaçam. Ao mesmo tempo, iniciativas como o Museu Brasileiro da Cannabis preservam a história, a cultura e os avanços desse movimento, mostrando que a cannabis não é apenas uma planta, mas uma ponte para o progresso. As associações de pacientes revelam que a força da coletividade transforma desafios em conquistas, enquanto a tecnologiasocialconectavidasemultiplicapossibilidades.EsteéoPortaldoSol,ondeacoragem rompe barreiras, a ciência floresce e o amanhã já começa hoje.”, comenta a cientista paraibana, uma das idealizadoras do projeto, ex-professora da UFPB e atual professora da UNILA/PR, Dra Micheline Donato.
Programação diversificada
A programação concentra tópicos importantes e de grande interesse ao público em geral.
O evento será organizado em três blocos temáticos, abordando tópicos que vão desde o surgimento,acolhimentosocialeinovaçãodasassociaçõesatéaresistênciadaculturacanábica, mercado canábico, evidências científicas e uso terapêutico.
Confira abaixo a programação com os tópicos e os palestrantes especialistas nos assuntos:
- 11am–4pm:VisitaaoMuseuBrasileirodaCannabis
- 3pm:AberturadaGeneralStore
- 4:20pm:IníciodoeventoComitivadePonta
Mediadora: Débora Nascimento(Doutoranda em Farmacologia–PPgPNSB/UFPB).
BlocoA:
- “Manifesto de Resistência: plantando a semente”–Sheila Geriz (Associação Liga Canábica).
- “CultivandoFlores”–Raphael
- “Portas da Percepção:Cannabis, Ayahusca e Espiritualidade”–Txai Evandro Brandão.
- “Rasta Raggae: rompendo barreiras–Dado Belo
- Roda de Conversa–blocoA
BlocoB:
- “Acolhendo e Florescendo”–Tayná Araújo (Associação Acaflor).
- “Da Semente ao Paciente”–Camila Moraes (Associação Abrace Esperança).
- “Cannabis na Universidade”–Profa Dra Josiane
- “Maconha:porta de entrada ou porta de saída?”–Prof Dr.Wilson
- “Head Shop, Feminismo e Cultura Canábica”–Andréa
- Roda de Conversa–blocoB
BlocoC:
- “O futuro HighTech da Cannabis no Movimento Associativista”–Cassiano Gomes (Associação Abrace Esperança & Legacy IA).
- “Direito Canábico na Paraíba”–Nivaldo Luiz(Associação Jardim).
- “Equilibrando Corpo e Mente: Cannabis no Esporte”–DrJimmy
- “Experimentando e Transformando: Cannabis na Ciência”–Profa Dra Micheline
- Roda de Conversa–bloco C
10pm –Encerramento
Uma experiência inspirada no Pint of Science
Assim como o evento global de popularização da ciência, o Pint of Science, a Comitiva de Ponta: ciênciaemmovimento®buscalevaraciênciademaneiraacessívelparaopúblico,proporcionando um ambiente descontraído e propício à troca de conhecimentos no intuito de trazer soluções práticasaocenárioatualparaqueainformaçãodequalidadesejatransmitidadeformatransversal, acessível e gratuita.
Informações:
Data: 12 de janeiro de 2025
Horário: a partir das 4:20pm
Local: General Store (Endereço: Av. General Osório, 152. Centro Histórico. João Pessoa-PB). Evento com entrada gratuita até às 6pm.
O eventofornecerácertificadosdeparticipação.Paraparticipar,énecessárioinscrever-se no site: www.comitivadeponta.com.bre assinar a lista de presença na entrada do evento. Haverá Transmissão AO VIVO pelo Youtube e Instagram.
Sobre a Comitiva de Ponta: ciência em movimento®
O projeto foi criado para difundir o conhecimento sobre Cannabis através de uma abordagem científica, política, social e cultural, desmistificando o uso da planta e conectando pessoas e profissionais de diferentes áreas. No seu segundo ano, a Comitiva já percorreu diversas cidades brasileiras, fomentando o diálogo sobre os diversos usos da Cannabis e seu potencial no mercado atual.
Próximas edições 2025:
Abril – Belo Horizonte (MG)
Junho – Osasco (SP)
Agosto–Rio de Janeiro( RJ)
Novembro – Belém (PA)
Para acompanhar o projeto:
@comitivadeponta www.comitivadeponta.com.br
https://www.youtube.com/live/7PgGOYHgAcA?si=Al31vdDLg1O-zM5L