CULTURA

João Pessoa recebe Festival das Negritudes com atividades até o dia 23

Festival em alusão à Semana da Consciência Negra conta com o apoio do Comitê de Cultura da Paraíba e diversas entidades

O Festival das Negritudes 2024 vem chegando para celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira e promover a reflexão sobre a identidade, a resistência e as contribuições da população negra para a sociedade.

O evento acontece de 16 a 23 de novembro, com diversas atividades em pontos diferentes da cidade de João Pessoa, reunindo artistas, pensadores, ativistas e o público em geral.

Graças à colaboração de diversos segmentos do movimento negro em parceria com o Comitê de Cultura da Paraíba, este ano os coletivos e organizações conseguiram delibera construir um evento unificado, com a colaboração das entidades: Ame – Aliança Multiétinica; Apuama; Ateliê Multicultural Elioenai Gomes; Comunidade Ballroom Paraíba; Baobazinho – Biblioteca Comunitária; Cículo De Tambores; Cena Preta; Ifé Economia Integrada; Makaperkum; Marcha Da Negritude  Unificada  Da Paraíba; Oniwosan; Grupo Raízes; Rede Sapatá; Turbanteira; Balaio Nordeste e Comitê De Cultura Da Paraíba, além do empenho e dedicação de diversos ativistas sociais.

A decisão partiu dos encontros e discussoes diante da necessidade de consolidar as celebrações em um formato que ampliasse a visibilidade e o impacto das atividades culturais e sociais. O festival surge, assim, como um marco importante para a valorização e visibilidade da cultura negra.

A programação do Festival das Negritudes inclui exposições de artes visuais, música, teatro, dança, moda e artesanato, sendo um espaço onde artistas e coletivos culturais negros podem apresentar suas produções e compartilhar suas vivências. Ao contar com o apoio de um órgão como o Comitê de Cultura, o festival reforça sua estrutura e projeta uma imagem de compromisso institucional com inclusão e valorização cultural.

“O Comitê de Cultura, ao apoiar o Festival das Negritudes, tem um papel fundamental na valorização, promoção e difusão das culturas afrodescendentes, destacando-se como um espaço de representação e resistência cultural. Este festival busca celebrar a riqueza das tradições, das artes e das contribuições históricas e contemporâneas das populações negras, respeitando a diversidade e suas heranças”, afirmou Lisianne Saraiva, coordenadora de Cultura do Comitê da Paraíba.

“O apoio do Comitê de Cultura pode significar um impulso não apenas em termos de visibilidade e legitimidade, mas também em termos logísticos. O comitê pode ajudar a viabilizar o evento por meio de parcerias, organizando ações de sensibilização para atrair um público mais amplo”, pontuou Silvana D’vila, coordenadora metodológica do Comitê da Paraíba.

Para Elioenai Gomes, artista negro multivisual, “o Festival das Negritudes é importante e necessário devido à proposta de dar visibilidade aos produtores e fazedores de cultura e arte, especialmente no mês da Consciência Negra”.

Programação:

Sábado – 16/11/2024
11h30 às 12h10 – Intervenção e divulgação – Praça Rio Branco – Círculo de Tambores.

Domingo – 17/11/2024
9h30 – Turismo histórico – Caminhada Afroturismo APUAMA, partindo do Ponto Cem Réis.

Segunda – 18/11/2024
15h – IFÉ Economia Integrada (Feira de Artesanato) – Parque Solón de Lucena (Lagoa) – Apresentações artísticas de dança, teatro e música.
16h – Fala das Representatividades.
18h – Apresentação artística: teatro, dança e música.
19h – Show de Sandra Belê.

Terça – 19/11/2024
14h às 16h – Oficina Samba no Pé – Balaio Nordeste.
14h às 16h – Oficina Sagrado Feminino – Ateliê Multicultural Elioenai.
16h – Honraria Abdias do Nascimento – Balaio Nordeste.
19h – Grupo Afrobrasilidades – Comidas Afro-brasileiras.

Quarta – 20/11/2024
19h – Auto dos Orixás – Encruzilhada da Rua Visconde de Pelotas com Viaduto Damásio Franca.

Quinta – 21/11/2024
13h30 – Oficina de Turbantes – Balaio Nordeste.
15h30 – Marcha da Negritude Unificada – Teatro Santa Roza.

Sexta – 22/11/2024
10h às 12h – Oficina Trança Nagô – Balaio Nordeste.
13h às 15h – Oficina de Canto Afro-brasileiro – Balaio Nordeste.
13h às 15h – Oficina MAKAPERKUM – Percussão com material reciclado – Balaio Nordeste.
21h – Baile Afro – Ateliê Rua da Areia: dança, música e performance.

Sábado – 23/11/2024
13h – Cena Preta – Praça da Paz – Feira de Artesanato com participação especial de segmentos culturais negros.

Com texto de Geanne Lima – Coordenadora de Comunicação do Comitê de Cultura da Paraíba

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo