João Azevêdo entrega novo Ronaldão, recepciona medalhistas paralímpicos e destaca investimentos no segmento esportivo
O governador João Azevêdo entregou, na manhã desta quarta-feira (18), em João Pessoa, a reforma do ginásio poliesportivo Ronaldão, a maior nos 30 anos da história do equipamento, que teve investimentos na ordem de R$ 12 milhões. A solenidade foi marcada por homenagens aos paratletas paraibanos que ganharam medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, como Petrúcio Ferreira e Silvana Fernandes.
Entre os destaques da reforma do Ronaldão, que teve início em janeiro do ano passado, a implantação de um piso anti-impacto novo e moderno, utilizado em importantes complexos esportivos do Brasil. A obra de reforma contemplou, ainda, uma nova cobertura, pintura em toda a sua estrutura, entre outros benefícios, proporcionando as condições de o equipamento receber grandes eventos, como o Circuito Brasileiro de Ginástica Artística, cuja abertura oficial ocorreu na terça — o evento será realizado até o próximo domingo (22).
João Azevêdo, ao entregar a reforma do ginásio poliesportivo do Ronaldão, destacou os investimentos que o Governo da Paraíba tem realizado no segmento esportivo, promovendo inclusão e gerando oportunidades. “A Paraíba tem investido maciçamente no esporte, porque vemos o esporte como uma grande oportunidade de inclusão. E, com esse objetivo, você tem de ter o olhar múltiplo sobre os diversos segmentos que existem no esporte. Quando se trata de futebol profissional, por exemplo, temos dado suporte através da Cagepa e do Detran, inclusive pela primeira vez agora também ao futebol feminino; quando se trata de atletas olímpicos, nós demos suporte a todos os jogos nos últimos quatro anos; quando se trata de paratletas, da mesma forma”, afirmou, citando outros incentivos, como o Programa Bolsa Esporte com pagamentos mensais a 550 atletas.
“Mas também é necessário a gente ter uma grande estrutura para que esses atletas tenham condições necessárias para treinar. Por isso, fizemos uma grande reforma na Vila Olímpica, lá no Bairro dos Estados, e estamos entregando hoje o ginásio do Ronaldão totalmente recuperado, belíssimo, já sediando uma competição extremamente importante, que é o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Por isso, vamos concluir a Vila Olímpica de Guarabira, que será entregue em breve, e vamos também levar uma Vila Olímpica para o Sertão. E já iniciamos os estudos, com um conjunto de arquitetos, sobre o projeto da Vila Paralímpica, que será instalada aqui no entorno do Ronaldão e do Almeidão”, adiantou o gestor paraibano.
O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires, evidenciou o caráter histórico da obra e a sua importância para o esporte. “Seguramente, o governador João Azevêdo entrega hoje a maior obra de reforma do esporte aqui na Paraíba, que está retornando ao cenário esportivo, que é o Ronaldão. Como o ginásio ficou bonito, totalmente restaurado! Se muito já foi feito, muito mais ainda vamos fazer”, comentou, também destacando o papel do esporte na inclusão social.
Representando a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado João Gonçalves disse: “Hoje é um dia de festa, de celebração; dia de contemplar a felicidade da Paraíba que tem um governador campeão. O governador João Azevêdo é medalha de ouro em estradas, na Saúde e no esporte não seria diferente”, comentou, fazendo alusão aos bons indicadores da Paraíba, aferidos como entidades como o Centro de Liderança Pública (CLP), que avaliou o Estado como tendo a melhor Segurança Pública do Norte/Nordeste.
A solenidade de entrega do ginásio poliesportivo Ronaldão foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pelo secretário-executivo da Sejel, Harlen Vilarim; pelo secretário da Comunicação Institucional (Secom), Nonato Bandeira; e pelo chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra, entre outras autoridades e atletas e representantes do segmento esportivo em geral.
Homenagens a paratletas — A solenidade de entrega do Ginásio Poliesportivo Ronaldão foi marcada pela entrega de medalhas de Honra ao Mérito a paratletas paraibanos que ganharam medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024, assim como aos técnicos de comissões.
Em seu discurso, o governador João Azevêdo afirmou que a conquista dos paratletas fortalece ainda mais o orgulho de ser paraibano. “O Governo do Estado tenta fazer a sua parte, tenta fazer aquilo que lhe cabe, que lhe compete, como tem feito. Mas sabemos claramente que essas vitórias são individuais. São vitórias dos atletas e dos técnicos que se dedicam verdadeiramente para fazer essas conquistas acontecerem. Eu tenho dito que o paratleta é campeão duas vezes: porque não aceita e supera suas limitações e também quando conquistam feitos como esses que comemoramos”, parabenizou, concluindo, por isso, ter um carinho enorme pelo paradesporto.
Petrúcio Ferreira, medalha de ouro nas Paralimpíadas de Paris nos 100 metros rasos na categoria deficiência de membros superiores, foi enfático ao falar do apoio recebido do Governo da Paraíba: “Quero agradecer ao governador João Azevêdo e a toda a Secretaria de Esporte aqui da Paraíba por acreditarem no nosso trabalho, por estarem a todo tempo nos incentivando. Muitas vezes o atleta tinha que sair da Paraíba e tentar a vida no esporte em outros estados, como São Paulo. Hoje temos um Governo competente, que trabalha e incentiva o esporte paraibano. Isso é gratificante, em poder ficar em casa e saber que o Governo acredita no nosso trabalho, que a gente pode chegar longe. Los Angeles está logo ali e pode ter certeza de que a Paraíba vai chegar forte, com mais atletas.”
Sentimento compartilhado por Silvana Fernandes, bronze no parataekwondo nas Paralimpíadas de Paris. “Primeiramente, queria agradecer a Deus, se não fosse ele nós não estaríamos aqui, essa conquista tem uma parcela não só dos nossos esforços, mas também de um trabalho muito importante do Governo do Estado”, disse.
Reforma histórica — Com investimentos da ordem de R$ 12 milhões, a reforma do Ronaldão é a maior da história do equipamento, considerado um patrimônio da Paraíba.
A intervenção teve início em janeiro do ano passado, contemplando o ginásio com uma nova cobertura, pintura em toda a sua estrutura, iluminação de LED na parte interna e externa, reforma completa de todos os banheiros, vestiários, lanchonetes, cabines de imprensa, salas e dormitório, bem como toda a parte elétrica e hidráulica.
A superintendente da Suplan, Simone Guimarães, falou da humanização do Ginásio Poliesportivo Ronaldão. “A humanização desse espaço surgiu com as cores, porque a gente percebe que são inclusivas. E tudo que é inclusivo provoca bem-estar, causa uma sensação de conforto. Esses sentimentos tinham que estar presentes num espaço como o Ronaldão”, concluiu.
- Secom-PB