JOÃO PESSOA

Jardim Botânico Benjamim Maranhão

Uma excelente e ecológica opção de lazer para toda família.

O Jardim Botânico Benjamim Maranhão, popularmente conhecido como Mata do Buraquinho, é um jardim botânico Paraibano, situado no bairro da Torre, em João Pessoa/PB. Torna-se, nestes tempos de Pandemia, uma excelente opção de lazer para os pessoense e para todos os Paraibanos.

O Jardim Botânico Benjamin Maranhão (JBBM) está localizado na Avenida Dom Pedro II, Bairro da Torre, João Pessoa-PB. Antes conhecido como Mata do Buraquinho,considerada um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica natural em área urbana do Brasil.

A área possui cerca de 515ha, dos quais 343ha abrigam o Jardim Botânico, onde a flora revela-se sem timidez nas atividades recreativas e educativas promovidas no local.

Jardim Botânico de João Pessoa oferece trilhas como opção de lazer nas  férias — Governo da Paraíba

Criado pelo governo do Estado em 2000, o Jardim Botânico é uma das maiores reservas de Mata Atlântica do Brasil, com 515 hectares. Além de área de lazer, é também local para estudos de espécies da fauna e da flora. Através de três trilhas, o turista pode vislumbrar espécies animais e vegetais típicas da Mata Atlântica. Entre as plantas estão sucupira, cajazeira (a árvore do cajá), copiúba (que serve de alimento para os sagüis), orquídeas e bromélias. Entre os  animais,   podem ser vistos exemplares de tamanduá-mirim, cotia, raposa, preá, preguiça, borboletas e pássaros (picapau, sabiá, anum-preto e jacu). As atrações incluem ainda a “árvore do abraço”, um dendezeiro que cresceu no meio de uma gameleira, dando a impressão de que as duas árvores estão enlaçadas. O passeio é acompanhado por guias e guardas florestais.

Conheça o Jardim Botânico e desfrute de um belo passeio que contempla a maior reserva de Mata Atlântica urbana natural do país, e um importante patrimônio histórico da capital paraibana.
Informações sobre agendamento e horários de trilhas pelo telefone (83) 32187880.
Administração: de segunda à sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.
Visitação: de terça à sábado das 8h às 16h30, apenas por agendamento.

Para as atividades de trilha é obrigatório o uso de calças compridas e sapatos fechados.
O agendamento de grupos acima de 10 pessoas, escolas, universidades, empresas, associações, ong’s, deve ser realizado com antecedência mínima de 10 dias e de acordo com a disponibilidade de vagas junto à administração do Jardim Botânico.

Todas as atividades oferecidas pelo JBBM são gratuitas.

Fonte: SudemaPB.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo