Itabaiana é a primeira cidade a receber o Projeto Caravana do Cordel em 2024
A iniciativa pretende levar a cultura do cordel para cidades do vale do Paraíba
No dia 24 de janeiro de 2024, Itabaiana dará início à agenda do projeto Caravana do Cordel Brasileiro, desenvolvido pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba para promover a cultura do cordel, com recitais em praça pública, lançamentos de folhetos e oficinas de xilografia. Neste dia, a Academia de Cordel comemora nove anos de fundação e contemplará artistas locais, como Orlando Otávio, Thiago Alves, Sander Lee, Antonio Marcos Monteiro, Eduardo Nask, Antonio Costta, Biu Salvino, Cláudia Teixeira e Fábio Mozart. O projeto terá patrocínio do Edital Lei Paulo Gustavo, do Governo da Paraíba.
Na região, o projeto deverá visitar Mogeiro, São Miguel de Taipu, São José dos Ramos e Juripiranga, em parceria com as secretarias municipais de cultura. A agenda completa das cidades que receberão o projeto ainda será divulgada, conforme informou Fábio Mozart, coordenador das atividades.
Considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o cordel é uma manifestação artística que tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Ele informa, emociona e diverte os leitores em formato de “folhetos”, que são pequenos livros com capas de xilogravura – arte de fazer gravuras na madeira. No projeto, as cidades terão oficinas de xilogravuras com o mestre Josafá de Orós. Para Mozart, o cordel é uma ferramenta para promover, inclusive, o turismo, e essas cidades passam a fazer parte da rota do cordel no vale do Paraíba.
Assessoria