CULTURA

Itabaiana é a primeira cidade a receber o Projeto Caravana do Cordel em 2024

A iniciativa pretende levar a cultura do cordel para cidades do vale do Paraíba

Fábio Mozart e Orlando Otávio

No dia 24 de janeiro de 2024, Itabaiana dará início à agenda do projeto Caravana do Cordel Brasileiro, desenvolvido pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba para promover a cultura do cordel, com recitais em praça pública, lançamentos de folhetos e oficinas de xilografia. Neste dia, a Academia de Cordel comemora nove anos de fundação e contemplará artistas locais, como Orlando Otávio, Thiago Alves, Sander Lee, Antonio Marcos Monteiro, Eduardo Nask, Antonio Costta, Biu Salvino, Cláudia Teixeira e Fábio Mozart. O projeto terá patrocínio do Edital Lei Paulo Gustavo, do Governo da Paraíba.

Na região, o projeto deverá visitar Mogeiro, São Miguel de Taipu, São José dos Ramos e Juripiranga, em parceria com as secretarias municipais de cultura. A agenda completa das cidades que receberão o projeto ainda será divulgada, conforme informou Fábio Mozart, coordenador das atividades.

Considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o cordel é uma manifestação artística que tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Ele informa, emociona e diverte os leitores em formato de “folhetos”, que são pequenos livros com capas de xilogravura – arte de fazer gravuras na madeira. No projeto, as cidades terão oficinas de xilogravuras com o mestre Josafá de Orós. Para Mozart, o cordel é uma ferramenta para promover, inclusive, o turismo, e essas cidades passam a fazer parte da rota do cordel no vale do Paraíba.

Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo