Israel lança mais de 10 ataques aéreos no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia; 8 palestinos são mortos
Os mais de 10 ataques aéreos israelenses contra o que as forças do país descreveram como “infraestrutura terrorista” no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia, ocupada por Israel, deixaram ao menos 8 palestinos, segundo informações da Al Jazeera. Um soldado israelense foi ferido ferido.
Israel iniciou da noite para o dia sua maior ofensiva aérea e terrestre na Cisjordânia em anos. O comissário de direitos humanos da ONU disse no mês passado que Israel estava usando cada vez mais armas associadas a um conflito armado em sua chamada operação de segurança no extenso campo de refugiados. A ONU alerta que a violência pode sair do controle.
As relações entre Palestina e Israel têm sido adversas desde a fundação deste último em 1948. Os palestinos buscam o reconhecimento diplomático de seu Estado independente nos territórios da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, parcialmente ocupada por Israel, e a Faixa de Gaza. O governo israelense se recusa a reconhecer a Palestina como uma entidade política e diplomática independente e continua a construir assentamentos nas áreas ocupadas, apesar das objeções das Nações Unidas. (Com informações da Sputnik).
BRASIL 247