Israel apaga mensagem de condolências pela morte do papa Francisco
Publicação nas redes sociais foi removida sem explicação oficial

Uma mensagem de pesar pela morte do papa Francisco publicada pelo governo de Israel foi deletada poucas horas depois de ir ao ar, gerando repercussão e especulações sobre os motivos do recuo. A informação foi divulgada pela agência Reuters nesta segunda-feira (22), no mesmo dia em que o falecimento do pontífice, aos 88 anos, foi confirmado pelo Vaticano.
A postagem, feita na conta oficial @Israel na plataforma X (antigo Twitter), trazia a frase “Descanse em paz, papa Francisco. Que sua memória seja uma bênção”, acompanhada de uma imagem do líder católico em visita ao Muro Ocidental, em Jerusalém. No entanto, o conteúdo foi apagado sem qualquer justificativa por parte do Ministério das Relações Exteriores de Israel, responsável pela comunicação internacional do governo.
Segundo o Jerusalem Post, fontes do Itamaraty israelense teriam considerado a publicação “um erro”, argumentando que o papa Francisco fez recentemente “declarações contra Israel”. O jornal atribui a exclusão da mensagem a um possível protesto simbólico contra as críticas que o pontífice vinha fazendo à condução da guerra contra o Hamas, na Faixa de Gaza.