GERAL

Internet gratuita chega à zona rural no Sertão da Paraíba‏

Internet interiorAmário da Silva tem 29 anos e nunca acessou a Internet. Ele mora em Viana, distrito rural de Bonito de Santa Fé, no Sertão da Paraíba. “Eu não entendo essas coisas, não tenho telefone com Internet, nem sei o que tem lá.” Trabalha na operação de máquinas para nivelar as estradas sem calçamento e não sente necessidade de acessar a rede. “Eu nunca precisei”, alegou. Mas seu filho de 6 anos insiste em ganhar um tablet, “ele quer jogar os joguinhos da Internet”. Com a chegada do Junts no distrito, Amário disse que agora vai pensar em ter um tablet e deixar o filho usar. “Quem sabe eu aprendo esse negócio aí”, animou-se.

O Junts é um projeto de inclusão digital da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), que disponibiliza Internet livre, para ser usada em ambientes comuns, nas praças, repartições públicas, escolas e outros locais. Em Bonito de Santa Fé foram instalados sete pontos com a parceria da prefeitura. Um dos pontos é no distrito riral de Viana, pouco mais de 17 quilômetros de Bonito de Santa Fé, onde moram cerca de 900 pessoas, a grande parte agricultores.

Segundo o vereador Van de Viana, representante do povo na Câmara de Vereadores de Bonito de Santa Fé, há seis anos a Internet em Viana era uma raridade. Um ou outro morador tinha em sua casa. Hoje, a Internet livre do Junts está na praça central, onde um grande pássaro viana está de asas abertas, pronto para alçar voo.

– Ele representa a origem do nosso distrito. Conta-se que um caçador vinha caçar viana nessa região e montava acampamento na beira de uma lagoa que tinha aqui, mas agora está seca – falou o vereador.

Num certo momento, a moradora Alucilândia Leite Serafim chegou para conversar com o vereador comemorando o acesso gratuito à Internet na praça de Viana.

– Eu tenho Internet na minha casa e meus amigos que não têm vem aqui acessar quando precisam. Agora eles não precisarão mais depender de mim, poderão ir até a praça quando quiserem – conta Alucinândia. Ela se dispôs a convidar alguns amigos para darem seus depoimentos. Genicléia, Giovane, Vinícius e o próprio Amário, todos estavam eufóricos pela perspectiva de terem acesso à Internet sem precisar pagar por isso.

Com o Junts o acesso à Internet em Viana será de boa qualidade, rápido, gratuito e comunitário. O distrito está pronto para novos voos.

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo