Inovações e revoluções no futebol e no Rifando a Bola
A era das inovações do futebol está modificando cada vez mais o principal esporte do planeta, confira!
Nos últimos anos o futebol mundial está vivenciando uma fase de renovação em diversas áreas, como na arbitragem, nas táticas em campo, nos atletas e craques mundiais, na formação de clubes empresas, que começou a ser muito falado aqui no Brasil, e consequentemente nos projetos esportivos dos clubes. Assim, temos aqui um ótimo exemplo sobre um projeto de sucesso que estamos acompanhando há duas décadas que é a proposta do Clube Athletico Paranaense, que se tornou clube empresa no início deste milênio e a cada ano que passa vem se firmando como um grande clube brasileiro, conquistando títulos, torcedores e fazendo história no cenário sul-americano.
Sociedade Anônima de Futebol (SAF)
Por outro lado, estamos acompanhando nos últimos anos grandes clubes brasileiros perdendo espaço no cenário nacional devido à má administração de muitos dirigentes e em algumas entidades até casos de corrupção, deixando esses clubes em um poço sem fim, com dívidas bilionárias e correndo risco até de fecharem as portas. Assim, hoje temos visto clubes centenários como o Botafogo seguindo o mesmo caminho do Athletico, se tornando clube empresa em busca de uma administração mais responsável e transparente, como é o caso do Cruzeiro também, que se tornou SAF e hoje tem o “fenômeno” Ronaldo como sócio majoritário organizando a situação financeira do clube para que possa saldar as dívidas e voltar a brigar por grandes títulos. Dessa maneira, o futebol vem vivendo uma revolução na forma de gestão e profissionalização dos clubes, investindo na estrutura de treinamento, na formação de jogadores, na preparação de seus profissionais e nas inovações tecnológicas.
Inovações Táticas e Técnicas
Outra renovação que estamos acompanhando também no futebol é dentro de campo, onde o jogo está se tornando cada vez mais veloz, principalmente na Europa, e muito mais dinâmico, onde todo jogador tem sua função com e sem a bola, e até mesmo o goleiro, que é cada vez mais exigido com a bola nos pés. Assim, vemos novas funções sendo atribuídas aos laterais, com diferentes movimentações e atuando mais pelo meio de campo, volantes chegando na área como homem surpresa, o atacante “falso nove” que flutua mais pelo meio de campo abrindo espaços para outros jogadores, entre outras inovações que vem sendo testadas e inseridas nos treinos táticos e nos gramados pelo mundo da bola.
Assim, estamos acompanhando também as mudanças de pensamento dos jogadores, que precisam conhecer muito mais sobre a tática de jogo do que antigamente, e quem não evolui nesse sentido acaba ficando ultrapassado e perdendo espaço para jogadores com maior consciência tática. E isso tudo vem acontecendo em meio também a uma renovação de craques que estamos vivendo no cenário nacional, onde Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, entre outros, estão cada vez mais velhos e dessa forma, começamos a ver o surgimento de novos craques como o francês Mbapé e o brasileiro Vinícius Junior. Portanto, há uma renovação de gestão e estrutura dos clubes, na tática dos times, na técnica dos jogadores, dos grandes craques e consequentemente, uma renovação nas seleções pelo mundo e no futebol como um todo.
Arbitragem e suas Inovações Tecnológicas
Somado a tudo isso, temos também as inovações tecnológicas que cada dia mais fazem parte da arbitragem pelo mundo, sendo bastante conhecida pelo VAR (Video Assistant Referee),que significa o Arbitro Assistente de Vídeo, principal tecnologia que usamos aqui no Brasil e que, ao meu ver, ainda está em fase de testes e aprimoramento. Porém, outras tecnologias também são usadas ao redor do mundo, como o Goal-Line Technology, ou, em português, Tecnologia da Linha de Gol, que confirma instantaneamente se a bola ultrapassou a linha de fundo . Além disso, podemos ter nesta Copa do Mundo de 2022 uma nova tecnologia que esta sendo testada pela FIFA que indica automaticamente se o jogador está em impedimento ou não, o que pode revolucionar a arbitragem do futebol mundial nos próximos anos, agilizando as tomadas de decisões em lances milimétricos e polêmicos e assim, tornando o futebol mais justo para todos.
Rifando a Bola
O que não deve mudar no futebol são as interpretações de faltas, bola na mão, pênaltis entre outros lances em que a regra abre espaço para diferentes formas de ser interpretado o lance e, dessa forma, vai depender do julgamento dos árbitros no momento do jogo. Então, para discutirmos todas essas inovações, polêmicas, revoluções, renovações e muito mais, o nosso programa semanal Rifando a Bola também está se renovando com novos integrantes como nosso craque nos palpites Brenow Muniz, que já começou acertando 80% dos jogos no primeiro programa, e também com inovações midiáticas, sendo também divulgado no formato de vídeo no nosso canal do You Tube, além da forma de Podcast como sempre foi realizado. Confira e se inscreva no nosso canal!
Por Diogo Coelho