JOÃO PESSOA

Igualdade racial: vereador defende desmembramento de coordenadoria municipal em João Pessoa

Marcos Henriques (PT) citou vários exemplos de racismo estrutural que precisam ser combatidos

A criação da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial na estrutura da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foi defendida pelo vereador Marcos Henriques (PT), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O projeto que propõe o desmembramento da Coordenadoria Municipal de Promoção da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial foi enviado pelo Executivo e encontra-se em tramitação na Casa Napoleão Laureano.

“Essa é uma reivindicação histórica do movimento: desmembrar as coordenadorias de promoção da cidadania LGBT e da Igualdade Racial. O racismo é uma forma de violência criada pelo capitalismo, e justificada pelos ideais de dominação de uma raça sobre outra. O racismo estrutural se apresenta em vários campos da sociedade, como os econômicos e políticos”, definiu Marcos Henriques.

O parlamentar citou alguns exemplos de racismo estrutural. “Nos aspectos econômicos, por exemplo, vemos desigualdade no sistema tributário brasileiro. Dados do Ipea de 2021 revelam que a população negra recebe salários menores, mas mesmo assim é a população que mais paga impostos. Na questão política, vemos desigualdade na ocupação de cargos. Além disso, 87% das mortes em decorrência de conflito policial são de negros e negras”, exemplificou.

Marcos Henriques afirmou que o Brasil tem um déficit político com esse segmento, e elogiou as pessoas que discutem de maneira coletiva uma pauta tão importante. “Parabenizo todos que se empenharam para termos um espaço para debater a questão racial. Convido todos a participarem da votação desse projeto de criação da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial na próxima terça-feira, dia 28. São espaços como esses que vão construir políticas públicas que venham a diminuir as desigualdades. Somos todos humanos e ninguém merece sofrer com discriminações”, concluiu, lembrando ainda que novembro é o mês da Consciência Negra, de combate ao racismo.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo