Hélio Doyle renuncia à presidência da EBC após postagem sobre guerra em Gaza
A postagem original, repostada por Doyle, foi feita pelo ilustrador Carlos Latuff e dizia: "Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante"
O jornalista Hélio Doyle, presidente da EBC, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (18) após uma postagem na rede social X sobre o conflito entre israelenses e palestinos. Ele repostou um comentário sobre o conflito no Oriente Médio que gerou descontentamento dentro do governo e do ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta. Ele agradeceu ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança durante seu mandato.
A postagem original foi feita pelo ilustrador Carlos Latuff e dizia: “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”. Doyle, que se declara pró-Palestina, repostou a mensagem em seu perfil no X.
No início deste ano, o ministro Pimenta anunciou que Doyle assumiria a presidência da EBC. A nomeação de Doyle pelo presidente Lula ocorreu em fevereiro, e ele também teve um papel ativo durante o período de transição governamental.
O ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X , postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de +
— Hélio Doyle (@heliomdoyle) October 18, 2023
Brasil 247