Grupo terrorista ETA anuncia oficialmente “o fim de sua trajetória”
A organização terrorista ETA anunciou nesta quinta-feira em comunicado o “fim de sua trajetória” e o “desmantelamento” total “do conjunto de suas estruturas”, depois de mais de meio século de ações armadas que deixaram mais de 850 mortos.
O comunicado foi divulgado por volta das 14h15 locais (9h15 em Brasília) afirma que a militância do ETA “ratificou” a proposta da direção de “dar por concluído o ciclo histórico e a função da organização”.
Por isso “o ETA dá por concluída toda sua atividade política” e “não será mais um agente que manifeste posições políticas, promova iniciativas ou interpele outros atores”.
O comunicado foi complementado com um vídeo no qual é possível ouvir a voz de “etarras” históricos – como Josu Urrutikoetxea, Josu Ternera, e Marisol Iparraguirre – lendo a declaração em euskera, a língua basca, e em castelhano.
O passo dado hoje pelo ETA já estava previsto e ontem mesmo uma carta, datada de 16 de abril, foi divulgada, antecipando o anúncio de hoje.
A novidade é o vídeo difundido por meios digitais bascos com o protagonismo de ativistas históricos do grupo.
Além disso, está convocado para amanhã em Cambo, no sul da França, um ato para anunciar o fim do ETA com a presença de representantes de várias entidades sociais e políticas, agentes públicos que ocupam cargos eletivos na França e alguns políticos nacionalistas procedentes do País Basco.
Agência EFE