GERAL

Grupo realiza ‘abraço simbólico’ ao Boqueirão e cobra verdade sobre qualidade da água do açude

abraço simbólicoDezenas de pessoas participaram de um ‘abraço simbólico’ ao Açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão, responsável pelo abastecimento de água em Campina Grande e Região, na manhã deste sábado (10).

O ato foi organizado por professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que se reuniram nas proximidades do Açude Velho, em Campina, e saíram em caravana até o município de Boqueirão.

Lá, o grupo soltou fogos de artifício e convocou moradores a participarem do ‘abraço simbólico’. Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram da manifestação.

Professores e moradores fizeram orações e carregaram faixas e cartazes com clamores por água. Os manifestantes também cobraram da Cagepa e Agência Nacional de Águas (ANA) transparência sobre a situação da qualidade da água do açude de Boqueirão.

Na semana passada, a prefeitura de Campina Grande divulgou que água do Açude Epitácio Pessoa estaria com altos níveis de agrotóxicos e cianotoxinas, fato que poderia estar relacionado a casos de malformações fetais. A Cagepa, no entanto, nega a informação e garante que a água do reservatório é potável.

Campina Grande e Região enfrentam um grave período de seca nos últimos anos. O Açude Epitácio Pessoa está com 5,2% da capacidade. Há dois anos, o fornecimento de água obedece um rigoroso esquema de racionamento.

Portal Correio

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo