Grupo realiza ‘abraço simbólico’ ao Boqueirão e cobra verdade sobre qualidade da água do açude
Dezenas de pessoas participaram de um ‘abraço simbólico’ ao Açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão, responsável pelo abastecimento de água em Campina Grande e Região, na manhã deste sábado (10).
O ato foi organizado por professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que se reuniram nas proximidades do Açude Velho, em Campina, e saíram em caravana até o município de Boqueirão.
Lá, o grupo soltou fogos de artifício e convocou moradores a participarem do ‘abraço simbólico’. Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram da manifestação.
Professores e moradores fizeram orações e carregaram faixas e cartazes com clamores por água. Os manifestantes também cobraram da Cagepa e Agência Nacional de Águas (ANA) transparência sobre a situação da qualidade da água do açude de Boqueirão.
Na semana passada, a prefeitura de Campina Grande divulgou que água do Açude Epitácio Pessoa estaria com altos níveis de agrotóxicos e cianotoxinas, fato que poderia estar relacionado a casos de malformações fetais. A Cagepa, no entanto, nega a informação e garante que a água do reservatório é potável.
Campina Grande e Região enfrentam um grave período de seca nos últimos anos. O Açude Epitácio Pessoa está com 5,2% da capacidade. Há dois anos, o fornecimento de água obedece um rigoroso esquema de racionamento.
Portal Correio