Governo lança programa para ampliar cobertura de internet móvel no Brasil
ConectaBR visa reduzir desigualdades regionais e melhorar a qualidade da banda larga móvel em todo o país; programa será gerido pela Anatel
O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira (23) o lançamento do ConectaBR, um programa nacional destinado a ampliar a cobertura e o acesso à internet móvel em todo o território brasileiro. A iniciativa, divulgada pelo Ministério das Comunicações no Diário Oficial da União (DOU), tem como objetivo principal reduzir as disparidades regionais no acesso à tecnologia e proporcionar experiências similares aos usuários de serviços de telecomunicações em todas as partes do país.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi designada para liderar o programa, sendo responsável pelo desenvolvimento de instrumentos, projetos e ações que visam a melhoria contínua na qualidade da internet móvel. Além disso, a Anatel terá a tarefa de monitorar e avaliar a prestação de serviços de comunicações móveis em todo o Brasil, destaca o G1.Entre as principais diretrizes estabelecidas pelo ConectaBR, as redes com tecnologia 5G deverão atingir uma velocidade mínima de 100 megabits por segundo, com a expectativa de alcançar essa marca em 95% do país. Da mesma forma, as redes com tecnologia 4G deverão oferecer uma velocidade mínima de 10 megabits por segundo, preferencialmente, também em 95% do território nacional.
Uma das inovações do programa será a implantação do “Selo Qualidade em Banda Larga Móvel”, uma iniciativa da Anatel para avaliar o desempenho das prestadoras de serviço de banda larga. Este selo funcionará como um indicador da qualidade dos serviços oferecidos, garantindo aos consumidores uma escolha informada e promovendo uma competição saudável entre os provedores de internet móvel.
Sérgio Ricardo com Brasil 247