GERAL
Artigos relacionados
Comentar
Com a chegada do Dia dos Pais, ofertas e mais ofertas tomam conta das vitrines nos shoppings e na internet, com milhares de anúncios e promoções. Mas com as comemorações, as fraudes on-line também aumentam, deixando vítimas como Julia Meireles, sem presente e com uma baita dor de cabeça.
“Hoje prefiro ir bater perna no shopping para procurar o presente, porque da última vez a compra terminou em golpe. O anúncio veio nas redes sociais, tudo parecia legal, mas não recebi o presente”, diz.
Mas se quer comprar do conforto de casa, é só seguir algumas dicas para não cair em fraudes. A primeira delas é desconfiar de ofertas muito abaixo do preço e conferir os itens de segurança do site da compra.
Empresas de segurança cibernética costumam identificar um crescimento nos golpes nas datas comemorativas. Criminosos utilizam principalmente anúncios falsos em redes sociais. Outra estratégia é o disparo de mensagens por SMS, aplicativos de mensagem e e-mails.
Nos casos, eles direcionam as vítimas para sites falsos, com produtos que nunca chegam. Além do prejuízo financeiro, dados pessoais e do cartão de crédito podem ser roubados.