Geração de 68 sai às ruas neste sábado para celebrar a Passeata dos Cem Mil
O movimento Geração 68 Sempre na Luta realiza neste sábado (26) atos políticos-simbólicos em sete capitais do Brasil para celebrar os 53 anos da Passeata dos Cem Mil, movimento de manifestação popular contra a ditadura militar brasileira, organizado pelo movimento estudantil, que ocorreu em 26 de junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a participação de artistas, intelectuais e outros setores da sociedade brasileira.
Nos atos de sábado os manifestantes irão pedir o Fora Bolsonaro, basta de genocídio, auxílio emergencial de R$600, pela democracia, ditadura nunca mais e basta de genocídio, em face das constante ameaças autoritárias vindas do governo federal, gritaremos.
História
A Passeata dos Cem Mil ficou marcada na história porque, além dos estudantes, também artistas, intelectuais, políticos e outros segmentos da sociedade civil brasileira juntaram-se à passeata, tornando-a uma das maiores e mais expressivas manifestações populares da história republicana brasileira.
Depois do evento, o então presidente Costa e Silva marcou uma reunião com líderes da sociedade civil – entre eles os universitários Franklin Martins e José Dirceu, ocasião em que lhe foi pedida a libertação de estudantes presos, o fim da censura e a restauração das liberdades democráticas. Nenhuma dessas reivindicações foi aceita. O resultado foi a realização de outra passeata, que reuniu cerca de 50 mil pessoas.
Confira a agenda de atos:
São Paulo – 17h – na Maria Antônia, em frente ao Mackenzie
Rio de Janeiro – 10h – Cinelândia
Fortaleza – 10h – Praça do Ferreira – Centro
Goiânia – 10h – Catedral Metropolitana
Recife – 10h – Monumento Tortura Nunca Mais
Belo Horizonte – 10h – Memorial dos Direitos Humanos
Porto Alegre – 10h – Monumento ao Expedicionário
Fonte: Brasil 247