Funesc lança programação especial para as artes visuais durante o mês de novembro
Fundação Espaço Cultural (Funesc), por meio da sua Coordenação de Artes Visuais, inicia na próxima semana o projeto ‘Panapaná, Novembro das Artes Visuais’. A primeira edição acontece no período de 3 a 16 de novembro de 2016, no Espaço Cultural José Lins do Rego, com uma programação que reúne diversas atividades. O objetivo é dialogar com os artistas locais e a comunidade, por meio de exposições, leitura de portfólio, palestra, vivência artística, mural em grafite e intervenções artísticas.
A programação foi idealizada visando realizar atividades em consonância com o circuito nacional de artes. A primeira atividade acontece na quinta-feira (3), às 10h. Na ocasião, o curador Moacir dos Anjos realizará a leitura de portfólio de artistas. No mesmo dia, a partir das 19h, no Auditório 1, ele ministrará palestra dentro do Projeto Quintas Dialógicas, intitulada “Emergência: arte brasileira e o momento político de agora”.
Na segunda-feira (7), haverá ocupação do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h, com a intervenção artística Wser, organizada pelo artista visual Ricardo Peixoto. A ideia é ocupar os banheiros desta unidade utilizando-se imagens e textos que dialogam com grafias diversas conhecidas como literatura de banheiro.
Na terça-feira (8), às 19h, a artista visual Minna Miná abre a exposição “No Campo de Centeio”, que ficará aberta à visitação no Espaço Expositivo do Mezanino, o qual será inaugurado oficialmente homenageando uma artista paraibana.
A Galeria Archidy Picado abrirá, na quinta-feira (10), às 19h, a exposição individual da artista visual Alice Vinagre, intitulada “Assim, assim vinagre…”.
De terça a quinta-feira (8 a 10), grafiteiros convidados estarão realizando um painel em grafite na lateral do estacionamento do Espaço Cultural.
Para finalizar, Carlos Melo, que nesta semana abriu duas exposições em São Paulo, realizará, no dia 16, uma performance no Espaço Cultural. Também ministrará uma vivência artística com artistas paraibanos, nos dias 14 e 15. Esta ação se desenvolverá em parceria com a Arapuca Arte Residência, empreendimento do artista visual francês Serge Huot, situada no Conde/PB.
Esta programação visa também estabelecer uma agenda de ações de modo que a Fundação Espaço Cultural da Paraíba consolide sua atuação nas artes visuais no contexto da arte contemporânea.
Panapaná – Novembro das Artes Visuais – 2016
03/11
9h – Leitura de Portfolio – Curador: Moacir dos Anjos – Local: Auditório I
19h – Palestra – Quintas Dialógicas – Curador: Moacir dos Anjos – Local: Auditório I
08/11
19h – Exposição “No Campo de Centeio” – Artista Visual Minna Miná – Local: Espaço Expositivo Alice Vinagre
07/11
19h – Projeto Wser (Ocupação do Espaço) – Artista Visual Ricardo Peixoto – Local: WCs da Funesc
08 a 10/11
Mural em Grafitti – Grafitti JP – Lateral Estacionamento Espaço Cultural
10/11
19h – Exposição “Assim, assim vinagre…” – Artista Visual Alice Vinagre – Galeria de Arte Archidy Picado
14 e 15
9h30 – Vivência Artística – Artista Visual Carlos Melo – Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, Auditório 3
9h30 – Vivência Artística – Artista Visual Carlos Melo – Local: Arapuca Arte Residência, Conde/PB
16/11
18h – Performance: Asselvajamento – Artista Visual Carlos Melo – Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, Praça do Povo
DIÁRIOPB com Assessforia