Funesc abre edital de seleção de curtas paraibanos para exibição no Cine Banguê em 2025
Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), divulgou, nesta quarta-feira (30), edital de seleção de curtas-metragens paraibanos a serem exibidos em sua sala de cinema dentro do projeto ‘Curta Banguê Edição II’. Serão selecionados 20 filmes realizados no estado ou dirigidos por profissionais residentes na Paraíba há pelo menos um ano. As inscrições têm início nesta quinta-feira (31) e se estendem até 5 de dezembro.
Podem ser inscritas no edital do ‘Curta Banguê’ obras de ficção, documentário, animação e/ou experimental, com no mínimo cinco e, no máximo, 30 minutos de duração. Cada profissional pode inscrever até três curtas-metragens, no entanto, o máximo de títulos selecionados pelo mesmo proponente é de duas obras. O investimento total do projeto é de R$ 30 mil. O cachê a ser pago é de R$ 1,5 mil por proposta.
As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário online, disponível no site funesc.pb.gov.br. Ao se inscrever, o proponente deve anexar os documentos solicitados no edital. Os filmes selecionados serão exibidos no Cine Banguê como parte da programação da sala ao longo do ano de 2025, devendo integrar o Catálogo Curta Banguê Edição II, com informações sobre os filmes e textos da curadoria.
Sobre o edital – O ‘Curta Banguê’ tem como objetivo contribuir para difusão do cinema paraibano, proporcionar ao grande público acesso do conteúdo em uma sala de cinema, com as melhores condições técnicas, valorizando assim as produções locais. O projeto também promove a formação de público, fomenta o diálogo em torno da cinematografia paraibana e divulga o trabalho dos realizadores.
Da reserva de vagas – São reservadas 50% das vagas do edital às mulheres. Além disso, 30% são destinadas a pessoas que se autodeclararem pretas ou pardas, 10% para pessoas da etnia indígena e/ou cigana e 15% para comunidade LGBTQUIAP+, de acordo com a proporcionalidade de vagas descritas no documento.