Frei Anastácio profere palestra para estudantes que protestam contra PEC do teto de gastos
O deputado estadual Frei Anastácio (PT) proferiu palestra, em Areia, sobre a atual conjuntura do Brasil, para os estudantes do Centro de Ciências Agrárias da UFPB Campus II, que estão ocupando a instituição em protesto a PEC 55 que trata sobre o teto nos gastos do governo federal, incluindo os investimentos em Educação.
“É um movimento justo e oportuno. Já visitei os alunos que estão ocupando outras instituições em Bananeiras, Solânea, Cabedelo e apoio a ação porque entendo que a PEC 55 é um retrocesso nas conquistas do povo brasileiro”, disse o parlamentar.
Na palestra, os alunos informaram que não irão aceitar uma decisão verticalizada de limitar os gastos com setores importantes como saúde e educação e que ficarão no prédio por tempo indeterminado. Frei Anastácio destacou que algumas instituições e até o partido dos trabalhadores não se manifestaram em apoio ao movimento, e que se não fossem os jovens, pouco estaria sendo feito contra a Pec.
“Parabéns aos jovens que estão nesta luta, infelizmente, pessoas e entidades que deveriam engrossar essa força de resistência não estão se mobilizando, inertes aos acontecimentos, incluindo o próprio PT. Para completar, a grande mídia criminaliza esses jovens levando a opinião pública a rechaçar a ação”, lamentou o deputado.
São cerca de 100 jovens que estão acampados no CCA-UFPB campus II e durante todo o dia, eles estão realizando atividades para debater temas sobre o cenário político nacional, compartilhando com outros colegas que estão ocupando instituições educacionais em todo Brasil.
Ao menos 21 Estados e o Distrito Federal estão com estudantes ocupando escolas e universidades, totalizando 1.154, segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e esses números vêm aumentando, já que nesta semana a UFPB foi ocupada e todos os dias há relatos de mais ocupações.
Assessoria