Frei Anastácio denuncia mais um ataque de Bolsonaro contra agricultores familiares
O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) denunciou mais um ataque do Governo Federal contra agricultores familiares e pequenos produtores rurais, com a nova ação da Secretaria do Tesouro Nacional que pede a suspensão dos pedidos de financiamento e contratação de créditos do Plano Safra 2020 e 2021.
“O BNDES já oficializou a suspensão que começou a valer a partir do último dia 4 de maio. Essa é mais uma redução de orçamento que trará prejuízos para os pequenos produtores e para a Agricultura Familiar”, comentou o deputado.
Frei Anastácio lembra ainda que o orçamento sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, no mês passado, já havia sofrido corte de aproximadamente R$2,5 bi em subvenções para operações agrícolas e pecuárias.
“Estamos diante de uma grave decisão, pois ela não implicará apenas nas operações deste ano, mas também nas operações do ano de 2020 que já estão em andamento. É lamentável ver a tamanha falta de sensibilidade desse Governo”, comentou.
Desprezo
O parlamentar ressaltou que quando se trata de agricultura familiar e pequenos produtores, Bolsonaro mostra total desprezo. “Um dos exemplos disso, é o veto que ele fez à Lei Assis Carvalho, que daria auxílio emergencial para esse setor e traria, entre outras coisas, linhas de financiamento e refinanciamento de dívidas”, disse.
Frei Anastácio lembrou que “estamos lutando para aprovar uma nova edição da Lei Assis Carvalho. Nossa bancada também está empenhada em conseguir a elevação do valor do auxílio emergencial para R$600, até quando durar a pandemia”, afirmou.
Assessoria