GERAL

Frei Anastácio acusa Bolsonaro de colocar o Brasil na lista dos países que desprezaram a educação durante a pandemia

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) acusa o presidente Jair Bolsonaro de ser o principal responsável pelos prejuízos causados à educação, durante a pandemia. Segundo levantamento da Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil está entre os poucos países no mundo que não aumentaram a verba para a educação no período de enfrentamento à crise sanitária.

“Provando seu desprezo para com a educação do país, Bolsonaro foi de encontro com as decisões tomadas em diversos países, e não fez o investimento necessário na área. Durante a pandemia, o orçamento para a educação deveria aumentar na tentativa de barrar os prejuízos causados com o ensino a distância. Mas, ele fez o contrário e deixou milhões de estudantes no apagão educativo, por falta de condições para ter acesso às aulas pela internet”, explicou.

O levantamento da OCDE aponta que 78% dos países aumentaram o orçamento em pelo menos uma área da educação. Já Bolsonaro não aumentou o orçamento de nenhum segmento da área de ensino.

Professor

“Enquanto a maioria dos países contrataram mais professores, no sentido de fazer rodízios de profissionais e diminuir o número de alunos em sala de aula, Bolsonaro diz que professores demais atrapalham o país. Ele desvaloriza os profissionais, tanto financeira, quanto moralmente”, lamentou Frei Anastácio.

O parlamentar lembra ainda que muitos países também investiram mais para garantir suporte digital com objetivo de atender aos alunos e professores. “Enquanto isso, aqui no Brasil, Bolsonaro fez manobra, editando MP, para não repassar R$ 3,5 bilhões para fornecer internet gratuita às escolas públicas de ensino básico. É um presidente que não tem respeito pela educação”, concluiu.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo