França se nega a assinar acordo com Mercosul; motivo seria a “destruição da Amazônia”
“Não podemos assinar o acordo de comércio com um país que não respeita a floresta amazônica, que não respeita o Acordo de Paris. A França não vai assinar o acordo Mercosul nestas condições”, explicou a ministra Elizabeth Borne, do governo de Emmanuel Macron, que entrou em choque com Jair Bolsonaro (PSL)
Em uma entrevista ao canal de televisão francês BFM TV, a ministra do Ambiente da França, Élisabeth Borne, afirmou que a França não vai assinar o acordo comercial entre a União Europeia e o bloco do Mercosul.
“Não podemos assinar o acordo de comércio com um país que não respeita a floresta amazônica, que não respeita o Acordo de Paris. A França não vai assinar o acordo Mercosul nestas condições”, explicou a ministra.
Antes, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse ser contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, citando o que ele alegou ser a incapacidade do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, de combater os incêndios florestais e as mudanças climáticas.
Em setembro, o Parlamento da Áustria votou contra o acordo de comércio livre entre o Mercosul e a União Europeia, pondo o projeto em risco.
O acordo comercial entre a União Europeia e o bloco do Mercosul, que atualmente inclui a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, tem estado em negociação há quase 20 anos.
No fim de junho, os dois blocos econômicos concordaram com os termos do acordo, com o objetivo de intensificar a cooperação econômica e impulsionar o crescimento sustentável.