FPF define Paraibano 2018 com 16 datas, dois grupos, mata-mata e quadrangular da morte
Depois de uma terça-feira inteira de reuniões na sede da FPF, com discussões pela manhã e à tarde, além de pausa para o almoço em uma churrascaria de João Pessoa, os dirigentes dos 10 clubes da primeira divisão e a cúpula da entidade acataram a fórmula sertaneja e definiram como será o Paraibano 2018.
A competição terá 16 datas, vai começar no dia 7 de janeiro e tem o término previsto para o dia 8 de abril.
Com base na posição de cada equipe no Ranking da CBF, foram formados duas chaves com cinco equipes cada. A agremiação melhor rankiada ficou no Grupo A, enquanto a segunda seguiu para o Grupo B, e assim sucessivamente do terceiro ao décimo time.
Dessa forma, a chave A está formada com Botafogo-PB, Campinense, Auto Esporte, Sousa e Nacional de Patos. Já a chave B terá Treze, Atlético de Cajazeiras, CSP, Serrano e Desportiva Guarabira.
Ficou definido que os times de um grupo enfrentam as equipes da outra chave, perfazendo 10 rodadas, já que serão partidas de ida e volta. Assim, o Clássico Emoção (Campinense x Botafogo-PB) e o Botauto não aconteceram na fase classificatória.
Os primeiros de cada grupo avançam diretamente para a fase semifinal, onde terão as vantagem de jogar a segunda partida em casa e de se beneficiar com o empate na soma dos resultados (dois empates ou vitória e derrota com a mesma diferença de gols).
Os outros dois semifinalistas serão definidos a partir dos confrontos dos segundos colocados com os terceiros dentro de cada chave: 2º A x 3º A; 2º B x 3º B.
Já os dois últimos colocados de cada grupo vão disputar o quadrangular da morte para definição dos dois times rebaixados à segunda divisão nacional.
A Federação ainda não divulgou o regulamento do Paraibano 2018. A assessoria de imprensa da entidade informou que as discussões em torno das normas da competição seguirão sendo discutidas até a data limite para a publicação do documento: dia 8 de novembro.
Voz da Torcida