GERAL

Flávio Dino estabelece regime de emergência climática para combate aos incêndios

Decisão permite que o governo emita créditos extraordinários fora da meta fiscal

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o governo federal a emitir créditos extraordinários fora da meta fiscal para combater os incêndios que afetam 60% do território nacional, informa a jornalista Daniela Lima, do G1. A medida é semelhante à adotada durante a pandemia de Covid-19, no que foi chamado de Orçamento de Guerra.

A decisão também determina uma flexibilização na regra para a manutenção e contratação de brigadistas, afastando um prazo de três meses exigido hoje na lei para a recontratação de quadros que já prestaram serviço na área. Além disso, Dino aponta a necessidade de embarque da Polícia Federal nas investigações que apontam ação humana na maior parte dos incêndios no Pantanal e na Amazônia.

Segundo o ministro, o combate aos incêndios não podem ficar dentro de regras fiscais.”Não podemos negar o máximo e efetivo socorro a mais da metade do nosso território, suas respectivas populações e toda a flora e fauna da Amazônia e Pantanal, sob a justificativa de cumprimento de uma regra contábil não constante na Carta Magna, e sim do universo infraconstitucional”, diz o documento.

“Pode-se dizer que as consequências negativas para a Responsabilidade Fiscal serão muito maiores devido à erosão das atividades produtivas vinculadas às áreas afetadas pelas queimadas e pela seca do que em decorrência da suspensão momentânea, e apenas para estes últimos quatro meses do exercício financeiro de 2024, da regra do § 7o do art. 4o da Lei de Responsabilidade Fiscal”, complementa.

Com Brasil 247

Podcast Dez Minutos no Confessionário

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo