Flamengo é o clube com marca mais valiosa do Brasil, diz estudo

Flamengo é o clube com marca mais valiosaA forma como o Flamengo lida com suas finanças trouxe um grande feito para o clube fora de campo. De acordo com levantamento pulgado pela BDO Sports Management, o Rubro-Negro encerrou o ano de 2015 como o clube com maior valor de marca do futebol brasileiro.

A pesquisa, feita com 30 clubes, avaliou as receitas de marketing, estádio, sócios e mídia. Além disto, foram considerados dados financeiros (fluxo de caixa e diferenciais de marca de cada clube) e pesquisa e dados do torcedor (as características de cada torcida).

Após cinco anos, o Flamengo assumiu a liderança, deixando para trás o Corinthians. O clube encerrou o ano com sua marca avaliada em R$ 1,243 bilhão – R$ 237 milhões a mais. Segundo a BDO Sports Management, o Rubro-Negro tem 53% de sua força nas mãos da torcida, enquanto 32% chegam pelas receitas e os outros 15% vêm através do mercado.

O Corinthians teve um crescimento no ranking – fechando o ano com seu valor de marca avaliado em R$ 1,241 bilhão. Porém, sua evolução foi bem inferior à do Fla: R$ 5,3 milhões. Embora o Timão tenha 53% de sua força na torcida, o clube tem 24% do seu valor de marca vindo da receita, e destina 23% do mercado.

Mesmo seguindo na terceira colocação, o São Paulo viu uma desvalorização em sua marca ao fim de 2015. O clube atualmente tem valor em R$ 878,1 milhões (R$ 1 mi a menos do que no ano passado). A torcida do Tricolor paulista abrange 41% da força da marca, enquanto 30% vem do mercado e os outros 29% vêm das receitas ligadas ao marketing.

O Palmeiras vem logo em seguida, com sua marca avaliada em R$ 651,2 milhões. Porém, o clube terminou 2015 com um crescimento de R$ 75,1 milhões em relação ao ano anterior. Entre suas forças de marca, a torcida abrange 39%, bem próxima do mercado, que ocupa 36%. As receitas refletem 25% do valor de marca.

O Grêmio segue na quinta colocação, e evoluindo em seu valor de marca, fechando o ano em R$ 590,1 milhões – R$ 21,6 mi a mais. Com grande campanha para sócio-torcedor, o Tricolor gaúcho tem as forças de sua torcida e de receitas equivalentes: 38% cada. O mercado ocupa 24% de sua força de marca.

O Internacional também permaneceu em sexto, mas encurtou sua distância para seu maior rival. A equipe encerrou 2015 com a marca avaliada em R$ 580,7 milhões – R$ 27 mi a mais do que no ano anterior. Sua torcida ocupa 39% do valor de marca, enquanto 38% vem das receitas e 23% do valor é ocupado pelo mercado.

O Cruzeiro comprovou novamente o crescimento do valor de sua marca, ultrapassando o Santos e assumindo a sétima colocação. Os celestes têm seu valor estimado em R$ 512,2 milhões – R$ 105 mi a mais do que no ano anterior. O clube vê sua força de marca vir especialmente das receitas, que abrangem 41%, seguido da torcida, com 35%, e de 24% vindo do mercado.

O ano de 2015 não foi bom para o Santos em termos fora do campo. Segundo a BDO Sports Management, o clube terminou 2015 com valor de marca estimado R$ 404,6 milhões – caindo R$ 11,4 mi em relação ao ano anterior. Com 40%, a força de marca mais importante dos santistas é o mercado, seguido da torcida, que abrange 37%, e receitas, com 23%.

O Atlético-MG manteve sua nona colocação, fechando o ano com valor de marca apontado em R$ 394,8 milhões – R$ 37,2 mi a mais. Suas receitas têm mais força de marca, com 38%, seguido da torcida, com 35%, e mercado, com 27%.

Completando o Top-10, está o Vasco, que fechou 2015 com valor de marca estimado em R$ 359,3 milhões – R$ 19,7 mi a mais do que no ano anterior.

uol

Redação DiárioPB

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