CINEMA

Filme paraibano resgata cantos fúnebres da Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos

Uma docuficção paraibana vai resgatar os cantos fúnebres da Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos. Batizado de “Incelenças – Cantos de Caiana”, o filme tem roteiro e direção de Dina Faria e a produção da Tuia Filmes.

O filme, cuja gravação já foi concluída, envolve uma equipe robusta de produção, com profissionais da Paraíba e de Pernambuco. Uma das personagens principais deste trabalho será a Mestra Cida, uma das grandes guardiãs dessa tradição. Ela, que também está como personagem do livro ‘Na Embolada do Coco’, é um dos grandes nomes da cultura popular no Estado.

“Incelenças – Cantos de Caiana” A gravação do curta-metragem teve duração de uma semana e promete trazer um registro profundo e sensível da tradição das incelenças, mostrando que, apesar das transformações culturais, há um esforço coletivo para manter viva a memória e a essência dessas comunidades.

Outro aspecto que a película busca é o registro dos cânticos para as futuras gerações. Para isso, a cantora Sandra Belê participa do projeto junto à comunidade para realizar oficinas e exercícios vocais com o elenco, além de trabalhar a interpretação dos cantos.

Salvaguardando Tradições

Com a urgência de preservar esta cultura ancestral que está desaparecendo, “Incelenças – Cantos de Caiana” não apenas documenta os cânticos fúnebres, mas também deixa a mensagem pela importância de registrar os saberes e práticas das comunidades quilombolas.

Dina Faria, a diretora do filme, reforça que este é um esforço colaborativo de salvaguarda cultural: “É uma chance de dar visibilidade e garantir a preservação de uma prática que, apesar de ter resistido ao tempo, está se perdendo diante das mudanças dos tempos atuais”, resumiu.

O curta ‘Incelenças – Cantos de Caiana’ é um projeto viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura.

Incelenças – Cantos de Caiana
Ficha Técnica

Elenco
Mestra Cida de Caiana
Maria Letícia
Elza Ursulino
Pesquisa, Roteiro e Direção – Dina Faria
Assistente de Roteiro – Wéllima Kelly
Produção Executiva -Tuia Filmes / Atua Comunicação Criativa
Direção de Fotografia – Dina Faria e Natália di Lorenzo
Câmera – Natália di Lorenzo
Operador de Drone – Thercles Silva
Direção de Arte – Dina Faria
Direção de Produção – Wéllima Kelly
Assistente de Produção – Talles Albuquerque
Montagem – Dina Faria e Gi Ismael
Preparação vocal e de elenco – Sandra Belê
Som Direto – Nana Milet
Pesquisa – Dina Faria e Gi Ismael
Desenho de Luz – Pablito
Gaffer e eletricista – Pablito
Desenho de som e mixagem – Luana Flores
Masterização – Peixe Boi Estúdio
Still e Making Of – Gi Ismael
Assessoria de imprensa – Lide Comunicação Estratégica

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo