CINEMA

Filme brasileiro está entre os mais cotados à Palma de Ouro do Festival de Cannes

“Motel Destino”, do cineasta cearense Karim Ainouz, é o único longa latino-americano brigando pela Palma de Ouro

RFI A um dia do encerramento da 77ª edição do Festival de Cinema de Cannes, no sul da França, listas com os favoritos para levar a Palma de Ouro já circulam nesta sexta-feira (24), com o Brasil no páreo. O longa de Karim Aïnouz arrancou aplausos da plateia, mesmo se a imprensa francesa esperava mais audácia do diretor cearense.

A poucas horas da entrega da Palma de Ouro, uma certa unanimidade se cria em torno de uma possível vitória do longa “Emilia Perez”, do diretor francês Jacques Audiard. O filme foi ovacionado em Cannes e aclamado pela crítica por sua originalidade – um thriller musical que trata de transidentidade.

A trama se passa no México e conta a história de um poderoso narcotraficante que quer mudar de sexo, mas não quer que ninguém saiba. Para isso, ele quer simular a sua morte e ser submetido a uma operação para virar mulher.

Quem interpreta o criminoso é a atriz transsexual espanhola Karla Sofía Gaston, cuja performance arrancou muitos elogios na Riviera Francesa. O filme de Audiard também tem no elenco duas outras grandes estrelas americanas, Selena Gomez e Zoe Saldanha.

Esse é o décimo longa do Jacques Audiard, que já tem uma Palma de Ouro no currículo, por “Dheepan”, em 2015. Um dos favoritos para levar o prêmio principal em Cannes neste ano novamente, o diretor afirma que, no lugar de levar a estatueta, prefere que Karla Sofía Gaston seja recompensada.

22 filmes na disputa – No total, 22 filmes disputam a Palma de Ouro de longa-metragem, que será entregue na noite de sábado (25). Para a emissora de TV France 24, “Anora”, oitavo filme do cineasta americano Sean Baker, foi o que conquistou as mídias.

A trama trata de uma prostituta que se apaixona e casa com um cliente, filho de um oligarca russo. O filme é comparado pela crítica à comédia romântica “Uma Linda Mulher”, de Garry Marshall, com Richard Gere e Julia Roberts.

“The Girl with the Needle”, ainda sem tradução em português, do sueco Magnus van Horn, é outro dos grandes cotados. A história se passa na Dinamarca, durante a Primeira Guerra Mundial, fala sobre a sobrevivência das mulheres no caos e na pobreza. A trama foca em duas personagens femininas: Karoline (Vic Carmen Sonne), grávida e desempregada, e Dagmar (Trine Dyrholm), que gerencia uma agência de adoção clandestina.

A França tem outro grande representante na corrida pela Palma de Ouro, “A Substância”, dirigido por Coralie Fargeat. O filme de terror trata de uma celebridade hollywoodiana que se recusa a envelhecer, com Demi Moore no papel principal, e chocou o público em Cannes com cenas sangrentas.

Gigantes em Cannes  Havia muita expectativa com “Megalópolis”, o novo filme do Francis Ford Coppola, mas o longa foi detonado pela crítica na Riviera Francesa. Para o jornal Le Parisien, o trabalho, aguardado como um testamento deste mastodonte do cinema, “é de uma feiúra infinita”; “com uma estética artificial, sufocante e datada”, resume a revista Télérama. “Denso e chato”, avalia o britânico The Guardian.

Já “Kind of Kindness”, do grego Yorgos Lanthimos, recebeu elogios em Cannes, mas não emocionou as plateias, nem a crítica. Novamente com Emma Stone no papel principal – que recebeu um Oscar pela atuação em “Pobres Criaturas”, o longa é considerado “sóbrio” pelo jornal Le Monde: “com quase três horas, é preciso reconhecer, causa um pouco de dor de cabeça”.

Muito buzz também em torno do longa “The Seed of the Sacred Fig”, sem tradução em português, do iraniano Mohammad Rasoulof. O cineasta escapou da condenação de prisão no Irã por seu engajamento político, fugiu e conseguiu ir a Cannes apresentar o filme, que encerrou nesta sexta-feira (24) a exibição dos longas em competição para a Palma de Ouro em Cannes.

Novo filme de Karim Aïnouz – “Motel Destino”, do cineasta cearense Karim Ainouz, é o único longa latino-americano brigando pela Palma de Ouro. O filme estreou na quarta-feira (22) em Cannes, com um tapete vermelho ao som de forró. Apesar de ter atraído os holofotes, o longa não aparece nas listas publicadas pela imprensa internacional com os nomes dos filmes cotados para levar a Palma de Ouro.

Nas palavras do Karim, “Motel Destino é um thriller erótico que celebra a vida”. O longa conta a história do jovem “Heraldo”, interpretado pelo ator Iago Xavier, que está sendo perseguido por traficantes e encontra refúgio em um motel de beira de estrada no litoral do Ceará. Lá Heraldo inicia uma relação amorosa com uma mulher (vivida pela atriz Nataly Rocha) casada com o dono do estabelecimento (Fábio Assunção).

“Motel Destino”recebeu 12 minutos de aplausos em Cannes e teve repercussão positiva na imprensa internacional. A Vanity Fair afirma que esse é o filme mais “sexy” do festival de Cannes, mas para Variety é o longa “mais político” desta edição do evento. O jornal britânico The Guardian elogia a atuação no filme, mas o jornal francês Le Monde acha que faltou audácia da parte do Karim. Mesmo tom da revista francesa Télérama, que também acha que o Karim poderia ter ousado mais.

Além de “Motel Destino”, o Brasil ainda concorre a uma Palma de Ouro nos curta-metragens com “Amarela”, de André Hayato Saito. Através da personagem Erika (Melissa Uehara), adolescente de origem japonesa, o filme fala sobre a discriminação no Brasil contra pessoas de origens asiáticas.

Podcast Dez Minutos no Confessionário

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo