Filho de Gal Costa pede na Justiça exumação do corpo da mãe; entenda!
Gabriel deseja, ainda, que os restos mortais da cantora sejam transladados para o Rio
Filho de Gal Costa, Gabriel Costa, de 18 anos, entrou na Justiça para pedir a exumação do corpo da mãe, que morreu aos 77 anos em 2022. Ele quer, também, que seja realizada uma necrópsia para esclarecer a causa da morte da artista – segundo a certidão de óbito, ela teve um ataque cardíaco e câncer de cabeça e pescoço. A petição, assinada pelas advogadas Luci Vieira Nunes e Mariana Athaíde, foi apresentada nesta quarta-feira (13). A informação foi divulgada pela colunista Monica Bergamo, da “Folha de S. Paulo”.
Além disso, Gabriel pede que os restos mortais da mãe sejam transladados do Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, em São Paulo, para o Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul no Rio, para que Gal fique ao lado da mãe, Mariah Costa Penna, no jazigo da família.
Vale lembrar que a decisão de enterrar Gal em São Paulo foi tomada por Wilma Petrillo, viúva da artista. Na época, amigos próximos da cantora, como a atriz Lúcia Veríssimo, e admiradores criticaram Wilma por não cumprir a vontade da artista.
Gabriel foi adotado por Gal quando a cantora tinha 60 anos e ele apenas 2. A intérprete o conheceu em um abrigo, no Rio. Em muitas entrevistas, Gal Costa falou sobre o desejo de ser mãe e sobre como sua vida mudou depois que conheceu Gabriel.
Ao “Fantástico” em 2022, o jovem contou como a mãe era com ele. “Ela era muito melosa. Muito grudenta. Eu falava: ‘Mãe, pelo amor de Deus. Tinha umas horas que eu queria ficar na minha de boa, quietinho, e ela já chegava grudando, abraçando, beijando. Eu falava: ‘Mãe, pelo amor de Deus'”, relembrou.
Reinvidica herança: Ainda de acordo com Monica Bergamo, Gabriel reivindica na Justiça os direitos à herança deixada por Gal, já que Wilma pede o reconhecimento da união estável com a cantora, alegando que as duas mantiveram um relacionamento durante mais de 20 anos, para ter direito a metade dos bens deixados por ela. Caso seu pedido seja aceito, Petrillo passa a ser inventariante do espólio, o que quer dizer que ela será administradora da herança. No processo, Wilma também pede a guarda de Gabriel. A defesa do jovem, no entanto, alega que Wilma atuava apenas como empresária da cantora e madrinha dele. Por isso, partilha de bens deve ser discutida.
O DIA