MÚSICA

Filho da Cássia Eller, Chico Chico é indicado ao Grammy junto a João Mantuano

O selo Toca Discos emplaca mais uma indicação ao Grammy Latino. Na edição deste ano, a dupla Chico Chico e João Mantuano concorre na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa com ‘A Cidade’, música do disco homônimo lançado em março deste ano.

‘A Cidade’ é uma composição de Chico Chico, o filho da Cássia Eller, ao lado de Lucas Videla. Ouça aqui: https://rebrand.ly/acidade.

É a faixa de abertura do disco, marcada pela força do instrumental e do refrão da letra que critica a forma como as metrópoles consomem o indivíduo: “Bons homens têm fome, homens maus comem”, eles cantam.

Chico Chico fala sobre a indicação. “É emocionante, um reconhecimento legal de poder participar e ainda com uma música feita ao lado de um grande amigo, o Videla, com quem tenho muitas histórias. É uma alegria”.

Videla revela que a indicação trouxe memórias da época em que A Cidade foi composta e dos anos de amizade com Chico. “É um sonho viver a indicação com um grande amigo, sou muito sortudo de conviver com ele”.

Antes de ‘A Cidade’ de Chico Chico & João Mantuano, a Toca Discos participou do Grammy por meio de indicações do The Baggios (duas) e Chal.

O álbum

Chico Chico, junto ao conterrâneo e amigo de longa data João Mantuano, lançaram em 2021 um álbum que leva o nome dos cantores e violonistas. Ouça: https://links.altafonte.com/chicoejoao.

O disco foi gravado na Toca do Bandido (Rio de Janeiro), produzido por Felipe Rodarte e mixado pelo engenheiro de som Raphael Dieguez. São 12 músicas que apostam e convencem pela mistura de melodias, texturas e sentimentos, todas elas conduzidas pelos violões expressivos de Chico e João.

Da efusiva ‘Largo do Machado’, passando pela minimalista pop ‘Pra Tua’, a blueseira moderna ‘Medo’ e a swingada ‘Vai com Deus’, a dupla faz música com uma poética única e ousada.

Chico Chico & João Mantuano, o disco, é plural tanto no instrumental, quanto na parte vocal, desconstruindo ritmos para conceber novas métricas e provocações sonoras.

E não seria possível atingir esse resultado sem contar com a parceria de som e vida dos músicos Pedro Fonseca (teclados e edição), Miguel Dias (baixo) e Lucas Videla (percuteria), que ainda assumem com brio a criação dos arranjos junto ao produtor Felipe Rodarte.

Esse é o resultado de três anos de trabalho numa banda que acumula quase 20 anos de amizade e um pouco mais do que isso de vivência em nossas individualidades urbanas. Por vezes doce, quase sempre ácida. Esse disco é sobre isso”. – Chico Chico

Nosso jeito de retratar a vida urbana, histórias, personagens e cenários, sentimentos intensos, reflexões, textura, felicidades frias pelo tempo, futuros fatais. E uma banda de identidades“. João Mantuano

O produtor Felipe Rodarte também comenta sobre o disco, que como ele destaca, entrelaça e abraça a ousadia, formando um mosaico do que almejam para uma MPB contemporânea, carregada de elementos de pós produção e inovação. “Sem perder de vista os pés no chão, mas a cabeça ultrapassou as nuvens”.

Trabalhamos três anos nesse álbum. Buscamos neste álbum trazer a MPB para uma sonoridade mais contemporânea, por meio de uma produção atual, com eletrônicos. E tudo mesclado à qualidade técnica dos músicos dos instrumentos orgânicos. Estamos renovando a MPB tradicional. Trago neste álbum outros elementos que fiz nas produções dos discos com Ava Rocha, Baco Exu do Blues, Marcelo Falcão e do álbum pop que vai ser lançado do Vinicius”. produtor Felipe Rodarte

Conheça o trabalho de Chico Chico (@duasvezeschico) e de João Mantuano (@joaomantuano).

1) A Cidade – Chico e Lucas Videla
2) Largo do Machado – Chico
3) Não Tô Entendendo Nada – João Mantuano
4) Casamento – João Mantuano, Marcos Mesmo e Pedro Romao
5) Mel – Chico,Pedro Fonseca e Luiz Ungarelli
6) Queixo ou Queixa – Chico e Pedro Fonseca
7) Pra Tua – Chico Chico
8) Felicidade Fria – João Mantuano
9) Caixinha Colorida – Chico Chico
10) Morrer Mais Cedo – João Mantuano
11) Medo – Chico e Pedro Fonseca
12) Vai com Deus – João Mantuano

Resenhas Miúdas disse:

“A cidade passa sobre mim” diz o primeiro verso do álbum. A cidade – essa cruel, frenética, impositiva, sedutora, suja, poética – é o ambiente no qual cresce Chico Chico e João Mantuano.

No disco a dupla atravessa a vida urbana que se experimenta aos 20 e poucos: as grandes questões, as pequenas, a filosofia, os prazeres. Tudo dito (no canto, na lírica, no instrumental) com a sinceridade de certa agressividade ingênua (ingenuidade agressiva) e enorme senso de urgência. “Eu já deixei tanto tempo passar”, diz outro verso.

CAPA do disco


Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo