Festival Internacional de Música vai homenagear Jackson do Pandeiro

Jackson do PandeiroA Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, na última quarta-feira (14), o projeto de lei que institui 2019 como o Ano Jackson do Pandeiro, em homenagem aos 100 anos do nascimento do artista. A proposta foi lançada pelos organizadores do Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS/CG), que completará 10 anos e homenageará o artista na décima edição.

A programação do FIMUS para 2019 contará com exposições, entrega de comendas, concursos literários, concertos didáticos, oficinas de pandeiros e simpósio, além de um musical, de autoria de Astier Basílio, intitulado O Marco do Rei do Ritmo, que gira em torno da história de Jackson do Pandeiro.

Literatura

Sobre a iniciativa, Astier destacou que; “a minha ideia foi narrar, em forma de literatura de cordel, a trajetória de Jackson, desde sua saída de Alagoa Grande, quando vai a pé para Campina Grande, passando por suas apresentações no Cassino Eldorado, a parceria com Rosil Cavalcanti e a carreira de sucesso até a Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, sendo que cada momento é narrado ao som de um ritmo específico”.

Jackson do Pandeiro

José Gomes Filho, nasceu em 31 de agosto de 1919, em Alagoa Grande, ficou conhecido como o Rei do Ritmo e carregou o nome artístico Jackson do Pandeiro, tendo renome nacional por grandes sucessos do forró, samba, xote, xaxado, coco, arrastapé, quadrilha, marcha, frevo e outros. Morreu de embolia pulmonar e cerebral no dia 10 de julho de 1982, quando tinha 62 anos.

Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo