CINEMA

Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro realiza sessões de cinema para alunos de escolas públicas

O evento acontece em outubro no município de Areia, mas já inicia algumas de suas atividades este mês.

Conhecida como “Terra da Cultura”, a cidade de Areia, no brejo paraibano, recebe em outubro a primeira edição do Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro, o FECINE. A programação do evento vai contar com exibições de filmes de longas e curtas-metragens, oficinas de audiovisual, homenagens e debates com os diretores convidados e participantes. Serão apresentadas obras cinematográficas realizadas por nordestinos e/ou no Nordeste.

Durante o mês de setembro, o FECINE realiza a 1ª Mostra das Escolas com exibições gratuitas de filmes para os estudantes da rede pública de ensino do município de Areia. As sessões acontecem nos dias 23, 24 e 30 de setembro e 01 de outubro, no Teatro Minerva, a primeira casa de espetáculos da Paraíba. Segundo Lunara Vasconcelos, idealizadora do Festival, essa mostra de cinema “é uma tentativa de contribuir com a formação de público para o cinema que nós nordestinos produzimos, e também com o repertório de cada jovem que se fará presente nessas sessões”.

As sessões terão cerca de 40 minutos com exibições de curtas-metragens de diferentes gêneros produzidos por diretores paraibanos. Ao final das exibições vão acontecer debates com os estudantes sobre o que foi visto e o que eles acharam dos filmes. Moema Villar, realizadora audiovisual e uma das curadoras das produções audiovisuais selecionadas, será a mediadora da Mostra das Escolas e explica como o cinema pode contribuir para a formação desses jovens. “Os filmes abordam temáticas diversas como o meio ambiente, bullying, luto, família e saudade. O mundo é audiovisual. O cinema é a linguagem que tem se destacado, que permeia as nossas interações sociais. Esses filmes têm cunho político e pedagógico”, disse Moema.

Além disso, no dia 27 de setembro serão realizadas gratuitamente duas oficinas destinadas aos professores do ensino fundamental II e médio. São elas: “Utilização de filmes em salas de aulas” com Helton Paulino e “Filmes de Bolso” ministrada por Marcelo Quixaba. Essas atividades têm como proposta capacitar professores de escolas públicas para a utilização de filmes em sala de aula com o intuito pedagógico, incentivando assim a participação ativa do estudante enquanto ser crítico-reflexivo, e possibilitando um melhor proveito de competências e habilidades dos jovens, como Representação e Comunicação; Investigação e Compreensão; e Contextualização Sociocultural.

Esta é a primeira edição do FECINE, que tem a realização da InCinerado Filmes. De acordo com Lunara, as expectativas para o Festival são as melhores possíveis. “O pessoal da cidade acolheu muito a ideia de ter um festival de cinema no município, tanto pelo lado turístico quanto pelo lado cultural. No meio do audiovisual, por onde a gente passa também conversando sobre o FECINE, as expectativas são ótimas, todo mundo querendo participar, na expectativa de saber se seu filme foi selecionado ou não. A gente já tem bons nomes confirmados, estamos tentando confirmar outros para que a gente consiga gerar uma boa discussão, um debate importante para a cadeia produtiva nordestina. As expectativas são maravilhosas. Eu acho que o FECINE veio para ficar”, explicou Lunara.

O Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro tem o patrocínio do Banco do Nordeste e o Apoio Cultural do Convention and Visitors Bureau e da ATURA. O Festival acontece entre os dias 14 e 19 de outubro, em Areia, e a programação completa do evento será divulgada em breve. Outras informações sobre o FECINE podem ser obtidas no site fecine.com.br ou no @fecinebr, no Instagram.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo