Feirinha de Economia Solidária reúne diversos artesãos e programação segue neste sábado
Um espaço para expor e valorizar os excelentes trabalhos desenvolvidos pelos artesãos locais. Foi assim que teve início a Feirinha de Economia Solidária, evento realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A abertura da feira aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), na Praça da Paz, no bairro dos Bancários e segue com exposições durante este sábado (30), a partir das 16h. A ação trouxe para este ano algumas novidades, a exemplo de expositores da Agricultura Familiar e terapias orientais.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Diego Tavares, a ação mostra o trabalho desenvolvimento pela PMJP em valorizar cada vez mais os artesãos de João Pessoa. “Esse é um espaço onde as pessoas podem expor seu trabalho. Isso é resultado dos trabalhos realizados pela gestão de Luciano Cartaxo, que capacitou essas pessoas e hoje estão tendo a oportunidade de mostrar para a população a qualidade do resultado”, disse Diego Tavares.
São 35 stands instalados em quatro tendas. Os participantes fazem parte de grupo de artesãos e artesãs já acompanhados pela Dessan referenciados pelas unidades de inclusão social e produtivas e/ou profissionais que estão expondo individualmente os seus produtos, que moram no território e que participaram de alguma capacitação ou curso oferecidos pela Sedes na localidade.
A artesã Ana Lúcia está bastante esperançosa com as vendas, mas destacou que, acima de tudo, essa é uma oportunidade de exibir seu trabalho e de ser valorizada. “É muito importante para a gente, pois as mulheres estão na luta pela sua independência financeira e nada melhor do que termos um evento como este, que abre o espaço para mostrar o nosso trabalho. Aqui estamos vendendo biojoias, sandálias de couro, brincos, adereços para cabelos, entre outros produtos”, contou Ana Lúcia.
A ação foi coordenada pela Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan). O visitante está tendo a oportunidade de conhecer vários produtos. A feirinha é composta por diversas modalidades de produtos manufaturados, desde biojoias, bijouterias, artigos em tecidos, decorações, gastronomia e até massagens terapêuticas.
Marlene Silva, que é moradora do bairro dos Bancários, disse que se interessou muito quando ficou sabendo da feira e que não poderia perder a oportunidade de conhecer o trabalho das artesãs. “Eu sempre venho caminhar nessa Praça, mas hoje foi diferente, pois aqui a gente está vendo tantos trabalhos lindos e feitos com muito carinho. Além de comprar, a gente ainda bate um papo e conhece novas pessoas. Aqui é um espaço também para amizades e troca de experiências”, destacou a moradora.
Os expositores da Agricultura familiar são referenciados pela Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizada no bairro do José Américo.
Como participar – A pessoa que faz sua produção manual e deseja participar do Programa de Economia Solidária, deve se dirigir até a Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), que fica localizada na Secretaria de Desenvolvimento Social no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria. Lá, o interessado deve preencher um formulário, onde constam informações sobre o perfil do artesão ou da artesã, sua modalidade de produto, etc.
Secom/JP