Feira de cordel dá o tom na festa das Neves em João Pessoa
A festa de Nossa Senhora das Neves em João Pessoa está chegando ao fim e o ponto alto do evento, na área de cultura popular, é a Feira de Cordel promovida pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba, sob a coordenação de Merlanio Maia. A feira estará montada até o dia 5 de agosto (sábado), iniciando às 17 horas, com mediação do multiartista Merlanio Maia. A programação diária abrange declamações e cantorias, além de exposição de xilogravuras e folhetos de poetas acadêmicos.
Na agenda, a feira também ganha força com a participação do declamador e poeta Robson Jampa, considerado um dos últimos folhetistas, aquele profissional que vende folhetos nas feiras e lugares públicos. A tenda na Feira de Cordel conta ainda com a participação de Bento Júnior, Claudete Gomes, Raniery Abrantes, Annecy Venâncio, Thiago Alves, Dalmo Oliveira, Arnaldo Leite, Manoel Belisario e os jovens poetas, Cristine Nobre e Marconi Araújo.
A Feira de Cordel na festa de Nossa Senhora das Neves vem atraindo grande público, que assiste aos recitais e compra os mais diversos produtos ligados à literatura de cordel. O objetivo da feira é divulgar este gênero literário e seus artistas da palavra e do canto, além dos artistas plásticos que trabalham com esta temática, promovendo ainda uma fonte de renda para os participantes, movimentando a economia criativa.
A proposta da Academia é levar a feira para diversas cidades paraibanas, conforme informou Fábio Mozart, presidente da entidade. “A meta é busca fortalecer e difundir a qualidade e o talento dos artistas em torno da poesia popular em suas diversificadas expressões, incluindo cordelistas, repentistas, xilógrafos, músicos, pesquisadores e entusiastas do cordel brasileiro”, acrescentou. Cidades que deverão ser visitadas pela caravana da Academia: Itabaiana, Mari, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Juripiranga, Ingá, Itatuba, Bananeiras, Solânea e Cabaceiras.
Assessoria