FCJA realiza o I Encontro de Museus Casa

FCJAA Fundação Casa de José Américo realizará o “I Encontro de Museus-Casa da FCJA”, nesta sexta-feira (29), reunindo representantes de importantes museus da Paraíba e Pernambuco com a presença de nomes de destaque da museologia brasileira, à exemplo de Clóvis Carvalho Britto, Rodrigo Alves Ribeiro, Silvano Alves Bezerra da Silva, Manoel Dantas Suassuna, Sonia Freyre Pimentel, Átila Tolentino, dentre outros. A programação acontecerá das 8h30 até às 18h. A entrada é franca e as ações ocorrerão nas dependências da FCJA.

O evento é destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras, artes, história, turismo e afins, bem como pesquisadores, gestores de museus e interessados em geral. Sobre as expectativas do “I Encontro de Museus-Casa da FCJA”, o presidente da Fundação Casa de José Américo, professor Damião Ramos Cavalcanti, destacou que “é um evento inédito e com o vigor necessário para que se repita e multiplique seus significativos resultados à preservação e ao bem da nossa memória”.

A programação inicia às 8h30, com recepção do recital do grupo Prima (Programa de Inclusão através da Música e das Artes do Governo do Estado da Paraíba). A seguir, abertura com as falas do presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, sobre “A memória coletiva nos Museus”, Átila Tolentino sobre “Iphan/PB: Visão do Iphan sobre os Museus-casa” e o presidente da Fecomércio/PB: Os Museus-casa e o Turismo”.

A série de palestras inicia às 9h30: “Moradas da memória: a construção de um museu na casa de Gilberto Freyre” (Rodrigo Alves Ribeiro – Universidade Federal de Pernambuco), 10h: “Aspectos da produção no conjunto da obra de Pedro Américo” (Silvano Alves Bezerra da Silva – Universidade Federal do Maranhão). Após o intervalo, às 10h40, “A Poética nos Museus-casa” (Clóvis Carvalho Britto – Universidade Federal de Sergipe).

A programação da tarde inicia às 13h45, com a mesa-redonda “O desafio de preservar: Questões atuais e perspectivas futuras”, tendo como mediador Átila Tolentino, e com a participação dos representantes dos museus: Museu Casa de José Américo (Janete Lins Rodriguez), Museu José Lins do Rego (Maria do Carmo Diniz), Casa de Ariano Suassuna (Manuel Dantas Suassuna).

Após o intervalo, às 16h15, a mesa-redonda prossegue com os seguintes museus: Memorial Augusto dos Anjos (Jairo Cézar), Museu Pedro Américo (Gerson Paulino de Lima Júnior), Espaço Pasárgada – Casa de Manuel Bandeira (Marília Mendes), Casa-museu Magdalena e Gilberto Freyre (Sonia Freyre Pimentel). A seguir, debate e troca de experiências. O evento se encerra com visita ao Museu-casa de José Américo e leitura poética com Zezita Matos.

Da Redação com Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo