GERAL

Fazenda da UFCG em patos recebe Certificado de sanidade para GADO SINDI

Gado SindiA Fazenda Experimental do Jatobá, no município de Patos (PB) acaba de receber renovação de certificação como estabelecimento de criação livre de brucelose e tuberculose, na criação da raça zebuína “Red Sindi”. O documento possui validade de um ano e foi expedido pelo Serviço de Inspeção e Sanidade Animal (SISA), da Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba (SFA-PB).

A Jatobá é uma das unidades do Núcleo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Trópico Semi-Árido (NUPEÁRIDO), fundado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 1980. Segundo o coordenador  Marcone Oliveira Medeiros, o órgão possui atualmente cerca de 110 animais da raça Sindi. O núcleo tem como objetivo dar suporte as aulas práticas e pesquisas necessárias aos Cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal, assim como aos Programas de Pós-Graduação em  nível de Mestrado.

O NUPEÁRIDO promove a disseminação genética da raça Sindi na região através de leilões periódicos. “O núcleo também está habilitado pelo Ministério da Agricultura para oferecer cursos e treinamentos para médicos veterinários em noções sobre encefalopatias transmissíveis (ETT), tendo formado, até agora, 19 turmas”, comenta o fiscal federal Antônio Hybernon da Silva, responsável pelo SISA.

O controle e monitoramento dessas doenças é realizado numa parceria entre o MAPA e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), através da Gerência Executiva de Defesa Agropecuária (Geda), que realizam avaliações periódicas dos rebanhos paraibanos para certificação dos estabelecimentos pecuários.

A brucelose, causada pela bactéria Brucella abortus, e a tuberculose, causada pelo Mycobacterium bovis, estão disseminadas por todo o território nacional. Sabe-se que a brucelose atinge tanto o gado de corte quanto o gado de leite, enquanto que a tuberculose é um problema mais sério para os produtores de leite. Ambas as enfermidades afetam também a população de bubalinos, que é o caso do gado Sindi.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), instituiu em 2001 o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), reconhecendo essas doenças zoonóticas como problemas relevantes de saúde animal e de saúde pública no Brasil com impacto na produtividade dos rebanhos e de riscos à saúde humana.

Dalmo Oliveira

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo