Uma ex-funcionária trans do gigante do setor de cosméticos ‘O Boticário’ entrou com uma ação na justiça do trabalho contra uma filial do grupo sediada no Manaíra Shopping, em João Pessoa, por violência psicológica e preconceito durante o período que trabalhou no estabelecimento. A ação tramita na 11ª Vara do Trabalho de João Pessoa.
A ex-funcionária, que preferiu manter-se anônima por questões de segurança, relata uma série de incidentes que teriam ocorrido ao longo de sua jornada de trabalho na loja. Entre as alegações estão tratamento discriminatório por parte de colegas e superiores, cobranças altas, comentários pejorativos, além de situações que teriam contribuído para um ambiente de trabalho hostil.
De acordo ainda com o as alegações, as cobranças das metas eram feitas na frente dos colegas, sendo inclusive enviado relatórios de desempenho, por parte da gerência da empresa, nos grupos de trabalho do whatsapp como forma de pressionar e constranger os funcionários que não estavam conseguindo bater as metas estabelecidas. Tal ação gerava vergonha, e fazia com que os funcionários que menos venderam naquele mês fossem chacota da empresa. Em um desses envios, a reclamante teve seu nome exposto como último da lista.