GERAL

Evo Morales foi vítima de golpe de Estado, diz presidente do México

Foto: Reprodução

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou neste domingo (1º) que Evo Morales, asilado no país após renunciar à presidência da Bolívia por pressão de militares, foi “vítima de um golpe de Estado”.

Essa é a primeira vez que o presidente esquerdista mexicano, que completa um ano de governo, expressa-se de maneira direta sobre as circunstâncias que levaram à saída de Morales do poder na Bolívia.

“Evo foi vítima de um golpe de Estado! Do México para o mundo, sustentamos: Democracia, sim! Militarismo, não!”, bradou López Obrador durante um ato para dezenas de milhares de apoiadores no Zócalo (praça central) da Cidade do México.

O presidente fez um balanço do seu primeiro ano de governo, e, ao citar brevemente a política externa do México, evocou a decisão do seu governo de receber Morales como asilado em 12 de novembro: “Morales é nosso irmão, que representa com dignidade o povo majoritariamente indígena da Bolívia.”

Morales foi recebido no México pelo chanceler Marcelo Ebrard, mas, até agora, não se reuniu, pelo menos publicamente, com López Obrador.

AFP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo