EUA vão impor tarifas de 104% à China a partir desta quarta-feira
A China se recusou a ceder ao que chamou de "chantagem" depois que Trump ameaçou aumentar as tarifas para mais de 100%
Os Estados Unidos vão impor uma tarifa de 104% sobre a China a partir das 03h01 (horário de Brasília) de quarta-feira (9), disse uma autoridade da Casa Branca, depois que Pequim não suspendeu suas tarifas retaliatórias sobre os produtos norte-americanos até o prazo desta terça-feira (8) estabelecido pelo presidente dos EUA, Donald Trump. A informação é da agência Reuters.
Mais cedo, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em uma entrevista coletiva, disse que Trump acredita que a China precisa fazer um acordo com os EUA sobre tarifas adicionais que entrarão em vigor na quarta-feira.
“Os chineses querem fazer um acordo. Eles simplesmente não sabem como fazer isso”, disse Leavitt nesta terça-feira. “Ele acredita que a China tem que fazer um acordo com os Estados Unidos”.
Se a China estender a mão, ela acrescentou, Trump seria “incrivelmente gentil, mas ele fará o que for melhor para o povo americano”.
A China se recusou a ceder ao que chamou de “chantagem” depois que Trump ameaçou aumentar as tarifas sobre as importações norte-americanas da segunda maior economia do mundo para mais de 100%, em resposta à decisão da China de igualar as tarifas “recíprocas” anunciadas por Trump na semana passada.
Nesta segunda-feira (7), Trump disse que pode impor uma taxa adicional de 50% sobre as importações vindas da China, se a segunda maior economia do mundo não retirar as tarifas de 34% que impôs sobre produtos dos EUA na semana passada. As tarifas chinesas vieram em resposta às taxas de 34% anunciadas anteriormente por Trump sobre a China.
Com Brasil 247