Estudantes ocupam UFPB em João Pessoa contra PEC do teto dos gastos
Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocuparam na segunda-feira (7) o Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa, em protesto contra a PEC 241 (PEC 55) que prevê o teto dos gastos do governo federal. De acordo com Diretório Central do Estudantes (DCE) da UFPB, a manifestação é contra uma eventual redução dos investimentos na área de educação caso a PEC seja aprovada no Senado.
Os manifestantes ocuparam o Centro de Vivência na tarde de segunda e dormiram em barracas armadas no local. Ainda de acordo com o DCE e os manifestantes ligados ao movimento estudantil, a previsão é de que a ocupação permaneça até que a PEC seja votada e rejeitada pelos senadores. A previsão é de que a votação aconteça até o dia 13 de dezembro.
Os estudantes explicaram que a ocupação também serve de apoio à greve dos servidores, que teve início no começo deste mês. Além do campus de João Pessoa, a UFPB está ocupada nos campi de Bananeiras e Areia, ambos no Agreste paraibano. Os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) de João Pessoa e Cabedelo também estão ocupados.
Um ato nacional está marcado para a sexta-feira (11) em protesto contra a PEC. Até a segunda-feira, mais de 1000 escolas e 100 universidades estavam ocupadas por estudantes em protesto contra a PEC do teto dos gastos.
G1/PB