Estudantes da Rede Estadual desembarcam em João Pessoa após intercâmbio no Reino Unido pelo Conexão Mundo
Estudantes de diversas escolas estaduais paraibanas desembarcaram, nesta terça-feira (31) e na segunda-feira (30), em João Pessoa, após passarem três meses em intercâmbios promovidos pelo projeto Conexão Mundo, que está integrado às políticas públicas do Programa de Internacionalização do Governo da Paraíba. No total, 98 alunos de várias Gerências Regionais de Ensino participaram do intercâmbio na modalidade Ensino Médio Internacional. Os estudantes tiveram aulas durante três meses em cinco universidades britânicas: Warwickshire College, Cheshire College e Cambridge College, na Inglaterra; e Neath Port Talbot College e Brookshire College, no País de Gales.
No desembarque no Aeroporto Internacional Castro Pinto, em João Pessoa, os pais dos estudantes não conseguiram esconder a emoção. Lucicleide Araújo, mãe do estudante Heitor Ricardo, do Colégio Estadual da Polícia Militar, comentou sobre a experiência vivida pelo filho. “Foi uma experiência diferente para nós, pais. Ficamos muito ansiosos nesses três meses, mas muito felizes por ele estar tendo essa oportunidade. Ele estava esperando por isso há muito tempo e tenho certeza que essa experiência vai ser muito importante para o futuro profissional dele. É uma oportunidade única que o Governo do Estado oferece aos estudantes. Ele está muito feliz”, disse Lucicleide.
Quando passavam pelo portão de desembarque a emoção tomou conta também dos estudantes. Everton Henrique, aluno da ECIT Professor Bráulio Maia Júnior, que fica em Campina Grande, comentou sobre como o intercâmbio pode mudar as próprias perspectivas de futuro. “Quando viajei, tinha muita dificuldade em comunicação. O nervosismo que eu sentia para falar era muito grande, mas chegando lá, aprendi a perder a timidez e essa liberdade me ajudou demais. A experiência do intercâmbio, de estar em outro país e viver outra cultura me ajudou muito. Acredito que esse tempo que passei lá servirá para me ajudar pessoal e profissionalmente”, ressaltou.
Shayelle Bianca, estudante do Colégio Estadual da Polícia Militar, também falou sobre a experiência do intercâmbio: “Eu não tenho palavras para descrever o que foram esses três meses. Conheci pessoas incríveis que serão essenciais na minha vida daqui pra frente, tudo foi um aprendizado gigantesco. Aprendi coisas lá que talvez não aprendesse aqui. Tenho certeza que tudo isso vai contribuir para que eu me torne uma profissional cada vez mais competente”.
Fases do projeto – A primeira fase do projeto foi realizada entre os meses de janeiro e março deste ano, com a participação de 3.744 estudantes que aprenderam a Língua Inglesa e Espanhola para se classificarem para segunda fase, realizada de abril a maio de 2022, com estudo dirigido e aplicação de prova de conhecimentos, em junho. Dos 1.714 estudantes aptos para segunda fase, 400 foram aprovados para a terceira e última etapa para vivenciarem a experiência do intercâmbio internacional.
Projeto Conexão Mundo – O Conexão Mundo está integrado às políticas públicas do Programa de Internacionalização da rede estadual de ensino, que dispõe sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no estado da Paraíba por meio do intercâmbio.
DiárioPB com Ascom