Estudantes da rede estadual de ensino participam do ‘Tire o Chapéu para o Ideb’, no Sertão
A Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade de Princesa Isabel, no Sertão paraibano, promoveu uma dinâmica para preparar os estudantes que serão avaliados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que norteia o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A iniciativa surgiu como reforço ao material fornecido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB).
Engajando aproximadamente 90 alunos do 3º ano, o objetivo da atividade foi aprofundar o conhecimento dos descritores de Língua Portuguesa trabalhados nas duas semanas antecedentes. Através de um método lúdico de competição, intitulado de ‘Tire o Chapéu para o Ideb’, os estudantes eram pontuados a cada acerto, gerando grande envolvimento e motivação entre os participantes.
A professora de Língua Portuguesa da instituição, Socorro Lacerda, destaca a eficácia da proposta. “Esta foi uma iniciativa altamente interativa. Os alunos estavam engajados e o espírito competitivo fez com que se empenhassem ao máximo”, explicou. Socorro também ressaltou a redução significativa no número de erros de todas as turmas, mostrando o impacto positivo do ensino e também do método adotado.
O ápice da competição ocorreu no fim do dia, quando um empate entre as três turmas foi decidido no jogo “Tire o Chapéu”. A turma do terceiro ano C emergiu como a vencedora, após uma reviravolta inesperada, com a turma B cometendo um pequeno erro no final. Os estudantes contam que a atmosfera estava carregada de suspense e animação, transformando a aprendizagem em um momento de diversão e confraternização.
Para Socorro, a abordagem lúdica não apenas facilita a memorização, mas também ajuda os alunos a compreenderem efetivamente o que é exigido por cada descritor nos textos estudados. “A celebração a cada descritor acertado transformou a sala de aula em um espaço de festa e colaboração”, comentou.
A ação é um reflexo do compromisso do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Educação, em incentivar a promoção de métodos inovadores e envolventes para aprimorar a qualidade da educação em todo o estado. Através de iniciativas como essa, busca-se preparar os alunos não apenas para avaliações nacionais, mas também para desenvolver habilidades essenciais para a vida.
DiárioPB com Ascom