Estátua de Carlos Drummond de Andrade volta a ser vandalizada em Copacabana
A estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, voltou a ser alvo de vândalos. Imagens de uma câmera de segurança mostra o momento em que um homem chuta o monumento, na última sexta-feira. Com o impacto, os óculos são arrancados e levado pelo criminoso.
A imagem foi enviada pelo Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal à Policia Civil para auxiliar na investigação. Procurada, a Secretaria de Ordem Pública ainda não se pronunciou sobre o caso.
Turistas lamentam vandalismo
Duas amigas que vieram de João Pessoa, na Paraíba, e estão há quatro dias no Rio, lamentaram a destruição da estátua. Elas voltam amanhã com o registro, mas com a sensação de faltar algo na imagem.
“Eu sempre vi lá no meu estado a foto do Drummond e sempre tive vontade de tirar uma foto com ele. Hoje quando cheguei aqui vi que estava sem os óculos. É um pouco triste!”, disse a designer Simone Melo, de 37 anos.
A confeiteira Elaine Negreiros, 37, amiga de Simone, também reforça o coro. “É lamentável o que fizeram e a gente sabe que não é a primeira vez, nem será a última”.
Morador de Copacabana, o aposentado José Macedo, de 60 anos, critica a falta de zelo com o patrimônio público. “É um absurdo destruir o patrimônio público. Porque a pessoa que faz isso não senta e aproveita essa bela paisagem. E revoltante saber que não é a primeira nem será a última”, reclamou.
O DIA