GERAL

Estados Unidos: Rádio segue com o maior alcance entre as mídias

O portal ZYD Digital publicou um levantamento que aponta que a população dos Estados Unidos segue dedicando uma quantidade significativa de tempo para ouvir rádio FM/AM. A afirmação é baseada na pesquisa Inside Radio / Nielsen, relacionada ao segundo trimestre de 2016. Os dados apontam o rádio na liderança no alcance mensal, superando novas mídias e também a televisão, que aparece na sequência do ranking. E o desempenho indicado como “rádio” considera apenas o consumo relacionado à recepção via AM e/ou FM.

O ranking do “Alcance Mensal” nos Estados Unidos é liderado pelo Rádio AM/FM, com uma marca de 97%. Na sequência aparece a televisão, com 93% (ao vivo e gravado/DVR). Fecha o “top 3” o alcance mensal de aplicativos/web nos celulares, com 83%. Os demais 64% ficam para Vídeo nos smartphones, 63% para DVR/TV, 58% para internet em PCs, 39% para vídeos em PCs, DVD/Blu-Ray fica com 37%, Video-games acumulam 29% de alcance mensal e outros dispositivos multimídias marcam 28%.

Os percentuais são relacionados ao total do alcance das plataformas nos Estados Unidos e a soma não resulta 100%, já que uma pessoa pode consumir mais de uma mídia durante um determinado período de tempo.

Tempo médio segue estável

Outro dado importante da pesquisa Nielsen é relacionado ao “tempo médio” do rádio nos Estados Unidos. Mesmo com o crescimento do digital, o índice do rádio segue estável em 2016 na comparação com os dados de 2015 e 2014. Em 2015 houve uma queda no tempo médio na comparação com 2014, indo de 1h53 para 1h50. Porém em 2016 o rádio se recuperou, registrando um tempo médio de 1h52.

No geral, o tempo total de consumo das plataformas tem aumentado nos últimos três anos, influenciado por um crescimento do digital. Porém a pesquisa mostra que as novas plataformas não estão “roubando” o tempo de consumo do rádio AM-FM, que está estável. Já a TV, líder isolada no “tempo médio” com 4h09, tem registrado uma ligeira queda em sua média, contra um aumento contínuo do tempo destinado ao consumo de aplicativos/internet nos celulares (1h43).

Os dados são da pesquisa Nielsen, relacionados ao segundo trimestre deste ano, confrontado com os anos anteriores e abrange o público adulto (18+) dos Estados Unidos. O levantamento foi divulgado no Brasil pela ZYD Digital.

Panorama geral do rádio

O tudoradio.com divulgou recentemente um panorama que mostra a evolução do rádio FM nos principais modelos de smartphones comercializados nos Estados Unidos, apontando uma evolução da ferramenta na comparação entre o primeiro trimestre de 2016 e o último trimestre de 2015. E, em 2015, foi apresentado durante o Congresso da ABERT um levantamento sobre a audiência do Rádio em território norte-americano, considerando os universos Rádio AM-FM e Rádio On-line. Os dois cenários têm apresentado crescimento ao longo dos anos nos Estados Unidos.

Rádio segue com o maior alcanceO efeito comparativo com os Estados Unidos é importante para o Brasil, já que o país norte-americano costuma apresentar uma série de tendências de consumo, principalmente nas áreas de tecnologia. Com uma internet de melhor qualidade (cobertura e atendimento a demanda), é importante acompanhar o comportamento do Rádio FM-AM nos Estados Unidos, além do avanço do Rádio Online. Por enquanto as pesquisas apontam um crescimento substancial do on-line que, por sua vez, também estão influenciando positivamente no universo offline. Um universo complementa o outro.

E o rádio brasileiro também conta com números expressivos. Segundo o “Book de Rádio”, levantamento realizado pelo Kantar Ibope Media sobre o perfil de consumo do rádio no Brasil, 89% das pessoas residentes em 13 regiões metropolitanas ouvem rádio, representando mais de 52 milhões de ouvintes. Em média, cada pessoa passa mais de 5 horas por dia ouvindo rádio. Os números são relativos ao primeiro trimestre de 2016, que são semelhantes aos índices alcançados pelo rádio em 2015.

AERP.ORG

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo