SAÚDE

Estado abre inscrições para residência médica em Hospitais; veja edital

A edição desta quarta-feira (15) do Diário Oficial trouxe a publicação do edital e manual do candidato para o Processo Seletivo Público para Médicos Residentes da Coreme/SES-PB nas especialidades de: Cardiologia, Clínica Médica e Neurologia para o ano de 2020.

As inscrições serão efetuadas online no período de 15 a 26 de janeiro de 2020. Para isso, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico https://forms.gle/5dnyi8dT9xPF3m347 a partir das 08h do dia 15 de janeiro de 2020 até às 16h do dia 26 de janeiro de 2020.

Além do Hospital General Edson Ramalho e Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, os programas de residência médica, objetos deste edital, podem utilizar os demais hospitais estaduais e rede conveniada para a realização de estágios e rodízios.

A prova para todos os programas de residência da SES-PB será aplicada no dia 01 de fevereiro de 2020 (sábado), com início às 09h00 (horário ofi cial do estado da Paraíba) e duração de três horas. 7.2 O local de realização da prova objetiva será o Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado na Cidade Universitária, s/n, Castelo Branco, João Pessoa/PB, 58051-900.

Para poder se submeter a este certame, e se matricular nos programas, caso sejam aprovados, os (as) candidatos (as) precisam ter nacionalidade brasileira ou estrangeira na forma da legislação federal. Para os candidatos estrangeiros e profissionais formados em faculdades estrangeiras deverão ser obedecidas às exigências previstas pela legislação dos conselhos profissionais; possuir idade mínima de 18 anos completos até a matrícula no curso; estar em dia com as obrigações eleitorais; estar quite com o serviço militar, quando do sexo masculino; estar de acordo com as normas do presente Processo Seletivo Público; ter concluído o curso de medicina.

A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos neste Manual e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.

O Processo Seletivo para ingresso em Programas de Residência Médica não tem caráter de concurso público, pois não se destina a provimento de cargo público, mas ingresso em curso de especialização destinado a médicos, caracterizado por formação em serviço, havendo a previsão de isenção de pagamento da taxa de inscrição para candidatos comprovadamente hipossuficientes, quando ofertada por instituição pública de ensino.

Para mais informações confira o edital completo na página do Diário Oficial a partir da página 14 .

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo