FUTEBOL

Esporte Tensão! Argentinos se assustam ao ver arma após se perderem na Cidade de Deus

Os jornalistas argentinos que cobrem a seleção alviceleste nesta Copa América passaram por momentos de tensão na manhã desta última quarta-feira. Os repórteres se perderam na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ao se dirigirem para o CT do Fluminense para acompanhar o treinamento da Argentina e foram parar na comunidade Cidade de Deus.

Uma nova via foi inaugurada neste mês para que o acesso ao CT não passe pela comunidade. O novo caminho, porém, ainda não é reconhecido por alguns mapas de aplicativos do smartphone. O jornalista Martín Eula, do ‘Diario Olé’, detalhou o ocorrido. Confira o relato completo abaixo.

“O porco, o revólver, a Cidade de Deus e Messi”

O motorista do carro escuta o destino e se benze. No Brasil são muito religiosos, mas bastou este sinal (premonitório) para que uma corrida que o GPS indicava durar nove minutos durasse 27, e justificasse o gesto de Rodrigo, a quem praticamente abraçamos quando chegamos ao destino.

A seleção argentina treinou no CT do Fluminense, e o aviso que recebemos no grupo [de whatsapp] da cobertura foi claro: “Às 11h vocês vão poder passar pelo portão, assim esperam dentro do clube, porque a região é brava”. Chamar de “brava” o bairro da Cidade de Deus é ser, no mínimo, benevolente. E para chegar até ali é preciso acertar o caminho ou que o GPS tome a rota certa: se não, você vai parar na boca do lobo, em ruas nas quais quase não passam carros. só os locais passam por ali, pelas ruas que tristemente fazem lembrar tantos bairros da Argentina.

“Sabem como ir?”, pergunta o motorista do carro aos jornalistas do Olé, do Clarín e do La Nación. Outro sinal nada positivo do que será ratificado em seguida, quando o bico do carro entra numa rua sem saída e um morador com uma camisa regata do Vasco da Gama se aproxima a passos rápidos com alguma coisa na mão que não é possível distinguir. Por sorte, rola um diálogo amável com o vascaíno. Ele e seu amigo “Batata” indicam como seguir.

Jornal Olé – Jornalistas argentinos na Cidade de Deus

Montagem feita pelo jornal ‘Olé’ para ilustrar o acontecimento (Foto: Reprodução)

A segunda parada é quando… Como dizer quando aparece um cara com um revólver, um segundo homem com uma metralhadora e um porco andando junto com eles? Os caras se sentiram invadidos, não esperavam visitas, não reconheceram os carros nem os rostos, não estão dispostos a responder perguntas e… vamos cair fora daqui.

A Cidade de Deus tem suas próprias regras, é um país à parte”, diz o motorista enquanto as imagens de Zé Pequeno no filme surgem a mil por hora. Porque o carro atravessa a Cidade de Deus por suas entranhas, por uma rua de movimento fluido, isso sim, mas que ainda nos mantém a cinco minutos do Fluminense.

Há um ano um treino do Flu teve que ser suspenso por causa de um megaoperação policial na vizinhança onde vivem umas 50 mil pessoas (tenta fazer censo ali para ver) na região de Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. Agora há policiais que — que finalmente indicam o caminho esperado — mas para escoltar a seleção de Messi, que já passou um portão precário, percorreu 600 metros de terra bagunçada e chegou até o único campo do lugar.

Já chegamos, nem demoramos tanto”, diz o motorista nesta rua de terra, diante do outro portão — nem de longe inexpugnável — e um pequeno espaço poeirento onde umas 150 pessoas (entre repórteres, fotógrafos e cinegrafistas) esperam quase uma hora para entrar e ver como Messi e seus companheiros terminam de treinar. Mas espera aí, no meio de todo esse contexto, foi uma panaceia.”

Por   Lance

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo