Escolas Municipais Frei Afonso e Fenelon Câmara são vencedoras da OBR 2015
As Escolas Municipais Frei Afonso e Fenelon Câmara são as grandes vencedoras da IX Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2015 que aconteceu durante toda a semana na Estação das Artes Luciano Agra, no Altiplano. A final foi neste domingo (9) e a Escola Municipal Frei Afonso conquistou o primeiro e segundo lugar, nível 1 (Ensino Fundamental) na Olimpíada, com o protótipo Roboafonso (2 e 4).
O terceiro lugar, também no nível 1, Fundamental, ficou a equipe Cibernética da Escola Municipal Fenelon Câmara. No nível 2 (Ensino Médio) foram vencedoras as equipes: IFPB Machine (1° lugar), IFPB Robocópia (2° lugar) e Bot’n Blade (3° lugar).
“Desempenho nos estudos e aprendizado novo. Isso irá ficar na minha memória como aprendizado da OBR. É o nosso primeiro ano na competição, mas a escola já é bi-campeão e eu achei incrível trabalhar em equipe”, disse o estudante da equipe Roboafonso 2 do nível I, Jaílamy Venancio de 13 anos.
A vice-diretora da Estação Cabo Branco, Lúcia França, disse que a questão de qualidade e quantidade melhorou muito da primeira para a nona edição, abrangendo mais escolas. “Essa nona edição foi um sucesso total e superou as expectativas principalmente das escolas municipais, o que na verdade é fruto da Secretaria de Educação de João Pessoa (Sedec/PMJP) que implantou a semente da tecnologia nas escolas”, acrescentou Lúcia França.
Durante a noite de premiações, que teve início às 18h, foram entregues também as medalhas extras para os protótipos de robôs nas seguintes categorias: Pública, Privada, Estreante, Robustez, Inovação, Dedicação e Elegância.
O presidente de arbitragem da OBR 2015 na Paraíba, José Pacheco, disse que os meninos estão cada vez mais preocupados com os robôs e com a competição.
Participaram da grande final 68 escolas classificadas, sendo 37 nível I e 31 nível II. Todos os classificados que chegaram até a final passaram por quatro dias de eliminatórias, sendo avaliados por um corpo de juízes de João Pessoa e Brasília. A OBR este ano contou com a participação de 328 equipes, um número bem maior comparada a edição passada. A Paraíba, pela segunda vez consecutiva, foi à região com maior número de inscritos, perdendo apenas para São Paulo.
“Hoje é um grande dia porque estamos sediando a final da OBR e eu estou muito contente com o esforço de todos que chegaram até aqui. Os primeiros lugares hoje irão representar a Paraíba na competição nacional que este ano acontece em Belo Horizonte”, disse o coordenador local da OBR, Fagner Ribeiro.
Confira abaixo as equipes vencedoras:
1°, 2° e 3° lugares – CLASSIFICAÇÃO GERAL
NÍVEL I – ENSINO FUNDAMENTAL
1° Lugar – Roboafonso 2 – Escola Municipal Frei Afonso
2° Lugar – Roboafonso 4 – Escola Municipal Frei Afonso
3° Lugar – Cibernética – Escola Municipal Fenelon Câmara
NÍVEL II – ENSINO MÉDIO
1° Lugar – IFPB Machine – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba
Paraíba – 2° Lugar IFPB Robocópia – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba
3° Lugar – Bot’n Blade – Colegio Geo Sul
PREMIAÇÕES EXTRAS
Nível I
Medalha Escola Pública – Equipe Missão Moema – Escola Municipal Moema Tinoco da Cunha Lima
Medalha Escola Privada – Equipe Falconcross – Colégio Pio XI
Medalha Equipe Estreante – José Gonçalves Fundamental
Medalha Robustez – Equipe Violeta em Ação Escola Municipal Violeta Formiga
Medalha Dedicação – Equipe DuarteOBR – Escola Municipal Duarte da Silveira
Medalha Elegância – Equipe Tropeiros Prime CAD – Escola Municipal Alfredo Dantas Ltda
Medalha Inovação – Equipe Master Piece – Colégio Geo Tambaú
Nível II
Medalha Escola Pública – Equipe Animatrix II – Escola Estadual Antonio Batista Santiago
Medalha Escola Privada – Equipe Os Legonautas
Medalha Equipe Estreante – IFPB 400KV – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba
Medalha Robustez – Equipe Grupo Alfa – Escola Estadual Prefeito Severino Pereira Gomes
Medalha Dedicação – Equipe Destroyer – Escola Estadual Margarida Dias Medalha Elegância – Equipe J.A.R.V.I.S – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba
Medalha Inovação – Equipe PPG3 – Colégio Pio XI
Secom/JP