Entidade internacional cobra do governo brasileiro o fim da perseguição a Greenwald
A entidade internacional Freedom of the Press Foundation (Fundação da Liberdade de Imprensa) cobra do governo brasileiro o fim da perseguição ao jornalista estadunidense Glenn Greenwald, editor do site The Intercept, que publica vazamentos envolvendo o ministro da Justiça, Sergio Moro, e procuradores da Lava Jato.
“O governo brasileiro deve suspender imediatamente as investigações sobre Glenn Greenwald e The Intercept Brazil”, defende a entidade. Texto publicado em seu site aponta que “os ataques de Bolsonaro e Moro têm crescido severamente” contra o jornalista após os vazamentos.
A ins
tituição traz em seguida a notícia divulgada nesta terça-feira 2 pelo site O Antagonista de que a Polícia Federal pediu ao Coaf um relatório das movimentações financeiras de Glenn. A PF funciona sob o comando do ministério da Justiça, de Moro.
Glenn Greenwald reagiu à tentativa de investigação e disse que Moro age como um tirano. “Grupos de liberdade de imprensa em todo o mundo terão muito a dizer sobre isso. Enquanto você usa táticas tirânicas, eu continuarei reportando junto com muitos outros jornalistas de muitos outros jornais e revistas”, afirmou, acusando o ministro ainda de “abuso de poder”.
Leia o texto, em inglês, publicado no site da Freedom of the Press Foundation.
Brasil 247